O Camões - Centro Cultural Português em Maputo, em cooperação com o Centro de Língua Portuguesa e a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica de Maputo, promove, entre os dias 5 de outubro e 6 de novembro de 2020, a 17.ª Edição do Prémio Eloquência Camões.

Dando continuidade ao modelo seguido nas edições anteriores, o Prémio Eloquência Camões 2020, evento muito apreciado pela comunidade estudantil da cidade de Maputo, desenvolver-se-á em três etapas. Numa primeira fase, que decorrerá entre os dias 5 e 25 de outubro, serão aceites e selecionados os melhores textos argumentativos/discursos produzidos por estudantes universitários do nível de Licenciatura. Numa segunda fase, que decorrerá entre os dias 2 e 5 de novembro, os autores dos doze melhores discursos participarão numa Oficina de Oralidade dinamizada pela renomada atriz moçambicana Ana Magaia. No dia 6 de novembro, realizar-se-á, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo, a Grande Final do Prémio Eloquência Camões, onde serão apurados os discursos vencedores.

Os estudantes universitários que não tenham participado nas edições anteriores poderão concorrer através da apresentação de discursos que não ultrapassem duas páginas A4 e subordinados a temas como (i) a igualdade de géneros, (ii) o saneamento do meio e a preservação do ambiente, (iii) as redes sociais, as tecnologias e o seu papel na educação dos jovens e (iv) o contributo dos jovens para o desenvolvimento de Moçambique e para o bem-estar social.

Os vencedores do Prémio Eloquência Camões 2020 receberão, para além de uma formação especializada em técnica oratória ministrada pela atriz Ana Magaia, prémios monetários e de material didático.