A Associação Kulemba realiza, entre os dias 15 e 17 de Junho, na Universidade Zambeze – Beira, a segunda edição do Festival do Livro Infantil (FLIK 2018). Trata-se de um evento anual que visa criar diálogo entre autores da literatura infanto-juvenil e os leitores.

Sob o lema «Livro, o remédio para a união e solidariedade», o FLIK reúne no mesmo espaço artistas e apreciadores de diversas artes, tais como teatro, música, literatura, narração de contos, entre outras, que levarão os meninos e não só a navegar no mundo mágico da leitura.

Durante o festival, serão apresentados três livros infanto-juvenis, nomeadamente «A formiga Juju», de Cristina Pereira, «A história de João Gala-Gala», de Pedro Pereira Lopes, e «A Capoeira dos Sete Pintos», de Celso Celestino Cossa. Inspiradas nesses livros e em «As visitas do Dr. Valdez», de João Paulo Borges Coelho, serão exibidas duas peças teatrais pelo grupo Katchoro.

Dá-se particular destaque nas edições do FLIK aos saraus poéticos que têm sido realizados por crianças formadas nas Oficinas de Leitura da Kulemba em toda a província de Sofala. Essas crianças esmeram-se na declamação de poemas de sua autoria e de outros escritores nacionais.

Prevê-se também a organização de uma mesa redonda com os escritores radicados na Beira, nomeadamente Diogo Vaz, Heliodoro Baptista Júnior, Martins Mapera e Adriano Júnior, que debaterão as nuances que envolvem a literatura actualmente feita na urbe.

Uma das grandes novidades desta edição é o concurso de leitura, interpretação e declamação, envolvendo alunos de diversas escolas primárias da cidade da Beira, com o objectivo de incentivar o gosto pela leitura nesta camada.

Porque o FLIK pretende formar leitores, serão desenvolvidas inúmeras oficinas artísticas, com particular destaque para o Teatro, a Escrita Criativa e a Banda Desenhada, para além de sessões de narração de histórias, com forte potencial na formação de crianças.

O FLIK, que se pretende instituir como um evento anual, e depois do sucesso do ano passado, é mais uma acção da Kulemba, agremiação da sociedade civil que tem vindo a realizar várias atividades viradas para a promoção da leitura na Província de Sofala.

A presente edição do FLIK conta com o apoio da Universidade Zambeze, do Parque Nacional da Gorongosa, da Casa do Artista e da Editorial Fundza. Esta iniciativa conta igualmente com o apoio do Camões, IP. através do Centro Cultural Português – Pólo na Beira.

8h30-17h30