A SóArte Media em parceria com a Associação IVERCA e o Camões – Centro Cultural Português, realizam de 26 à 28 de Março do ano em curso, a Segunda Edição do Seminário de Jornalismo Cultural. Financiado pela União Europeia e Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, o Seminário de Jornalismo Cultural vai introduzir estágios profissionais para jornalistas moçambicanos no estrangeiro, concretamente para RTP em Lisboa, Portugal.

Serão painelistas da presente edição do evento: Jeremias Langa, MC Roger, Melita Matsinhe, Severino Ngoenha, Paulina Chiziane, Júlio Manjate, Rogério Sitoe, Francisco Manjate, Inocêncio Albino, Alda Costa, Pompilío Gemuce, José dos Remédios, Paulo Chibanga, Moreira Chonguiça, G2, Mia Couto, Amosse Macamo, Milton Machel.

Pela primeira vez o seminário contará com presença de jornalistas estrangeiras, nomeadamente: Lucía Rubio (Espanhola) e Teresa Nicolau (Portugal). Ainda de Portugal temos o prazer de anunciar a pesquisadora e cineaste Catarina Simão.

Na sua programação, o Seminário de Jornalismo Cultural, procura juntar actores culturais de Moçambique que abordam temas ligados às relações das linguagens artísticas com o jornalismo, património, tecnologias de informação e comunicação, e contempla formação de jornalistas, artistas, sociedade civil nas províncias de Nampula, Sofala e Maputo sobre o uso das plataformas digitais.

A ideia é influenciar, através do seminário, à produção de conteúdos jornalísticos sobre cultura e artes mais consistentes e que estimulem mudanças positivas. Por outro lado, pretendemos influenciar a criação de mais espaços na media para assuntos ligado a cultura. Ao nosso ver o jornalismo cultural é objecto privilegiado para análise das mudanças pelas quais passa a sociedade, a cultura e, por extensão, os próprios meios de comunicação de massa.

Segunda a quarta feira, das 14h25 às 17h00