O Camões — Centro Cultural Português em Maputo acolhe o lançamento de dois novos títulos com a chancela das Paulinas. O Padre Rafael Sapato, Vice-Reitor da Pastoral Universitária da Universidade Católica, apresenta A Política Religioso-Missionária do Estado Novo em Portugal e a Evangelização no Niassa: 1926-1962, do Padre Álvaro López V. e Passos Proféticos de Crescimento: 1963-2015, Diocese de Lichinga, da Irmã Dalmazia Colombo, numa sessão que conta com a participação do Bispo de Lichinga D. Atanásio Amisse Canira e o  Sr. Núncio Apostólico D. Edgar Pena Parra.

Escritos por dois missionários da Consolata (Instituto que trouxe o Evangelho ao Niassa), Irmã Dalmazia Colombo e Padre Álvaro López, os livros fazem memória histórica do Jubileu de Ouro da Diocese de Lichinga, criada em 1963 pela Constituição Apostólica Nampulensis Diocesis do Papa Paulo VI. As duas publicações apresentam um prefácio do Padre Rafael Sapato e complementam-se, no sentido em que, apesar de autorias diferentes, fazem uma abordagem ao mesmo tema, desenvolvendo-o em dois volumes distintos.

O livro A Política Religioso-Missionária do Estado Novo em Portugal e a Evangelização no Niassa: 1926-1962 descreve, mediante uma contextualização histórica, política, socioeconómica e religioso-missionária das missões ultramarinas em África no início do Estado Novo em Portugal, a história da implementação do Evangelho no Niassa.

O segundo volume, Passos Proféticos de Crescimento: 1963-2015, Diocese de Lichinga define os passos entre a fundação da diocese de Vila Cabral (Lichinga) e o Jubileu de Ouro (2013), através de um percurso de 50 anos de evangelização mediante três princípios da Igreja Católica: Ensino, Profetismo e Pastoral.

As duas publicações distinguem meticulosamente os que contribuíram para a Diocese de Lichinga e a Evangelização do Niassa.