A Biblioteca Central da Universidade Pedagógica acolherá, no dia 29 de março de 2019, pelas 16:30h, uma sessão de apresentação do Dicionário de particularidades lexicais e morfossintácticas da expressão literária em português: Moçambique. A apresentação será feita por Maria Helena Araújo Carreira e Maria José Tição Fernandes Fafe Laban, profundas conhecedoras da obra de Michel Laban e colaboradoras na edição da presente obra.

Este dicionário contribui para o conhecimento da língua portuguesa, por via do estudo das particularidades do português literário de Moçambique. Trata-se de um dicionário que abarca um período de cerca de quatro séculos (1609-2004), 239 autores, 477 obras (das quais 118 não literárias).

O aspeto inovador deste trabalho, relativamente aos dicionários de língua portuguesa existentes, tem o seu fundamento, essencialmente, na recolha das definições junto dos autores (em vida) que utilizaram ou criaram as palavras, cujo levantamento nas obras estudadas foi feito de modo sistemático.

O Dicionário, em dois volumes, propõe entradas seguidas de uma classificação morfoló­gica, citações nas quais figura a entrada e as definições dadas pelos próprios autores. Caso se trate de uma criação – e as criações são numerosas – é utilizado um asterisco. A classificação onoma­siológica, por um lado, e a das particularidades morfossintáticas, por outro, completam a obra.

É certo que a abundância de palavras e as múltiplas definições dadas pelos autores contribuem para um melhor conhecimento da língua literária de Moçambique, mas, daí decorre, sem qual­quer dúvida, um enriquecimento do português.

16h30