O Camões | Centro Cultural Português – Pólo na Beira (CCP Beira) dedica parte da sua programação deste mês de abril à capulana e à mulher moçambicana, através de uma exposição, de um desfile de moda e de uma Mesa-Redonda.

Celebrando-se a 7 de abril o Dia da Mulher Moçambicana, esta agenda comemorativa arranca no dia 5 de abril, às 18h, no espaço exterior do CCP Beira, com um desfile de moda, onde African Shonguile apresenta a sua última coleção de moda feminina em capulana e Equip Mozambique apresenta algumas das suas “jóias” feitas a partir de peças em capulana.

De seguida, inaugura-se a exposição Capulana-te, com várias peças em capulana produzidas pelos parceiros desta iniciativa, abarcando desde a moda feminina e as “jóias” que integram o desfile, a acessórios de moda e à linha casa de African Shonguile. Esta exposição está patente na Galeria do CCP Beira até ao dia 21 de abril.

No dia 12 de abril, às 18h, o CCP Beira acolhe uma Mesa-Redonda em torno do tema “A Capulana como Marca Identitária da Mulher Moçambicana”, em que tomarão a palavra a Prof. Doutora Ana Piedade Monteiro (vice-reitora da Universidade Zambeze e investigadora do Centro de Estudos Africanos da UEM) e o Mestre Luís Meno (delegado provincial do ARPAC e docente do Curso de História da Universidade Pedagógica – Delegação da Beira).

Esta agenda comemorativa resulta de uma parceria entre o CCP Beira, a African Songuile e a Equip Mozambique, e conta com o apoio da Mega Cash & Carry.