No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa, serão realizados em Moçambique vários encontros científicos, com o objetivo de fomentar e divulgar  a investigação sobre a língua portuguesa, promovendo-a como Língua de Ciência.

GAZA | UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA | 2 de MAIO

A Prof.ª Doutora Maria de Lurdes Dionísio, docente e investigadora da Universidade do Minho e especialista nas áreas do currículo e da didática da língua portuguesa, proferirá, na Delegação de Gaza da Universidade Pedagógica, em Xai-Xai, a conferência Por que devemos estar atentos às avaliações internacionais da literacia da leitura? A apresentação desta conferência insere-se no programa de comemoração do dia da língua portuguesa e da cultura na CPLP apoiado pelo Centro de Língua Portuguesa de Gaza e terá como destinatários os estudantes e docentes da Licenciatura em Ensino de Português.

Nesta conferência, refletir-se-á sobre alguns dos descritores que suportam as avaliações da literacia da leitura e sobre modo como o conhecimento desses descritores pode auxiliar os professores de língua portuguesa a desenvolver estratégias de promoção da competência leitora dos seus alunos.

MAPUTO | UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA | 3 de MAIO

No âmbito das comemorações do dia internacional da língua portuguesa, a Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica (FCLCA) e o Centro de Língua Portuguesa - Camões em Maputo promovem, no dia 3 de maio, a realização de um simpósio subordinado ao tema: Língua Portuguesa - entre lugares e identidades.

Este evento, que contará com o contributo de docentes e investigadores da Universidade Pedagógica e da Universidade do Minho que têm vindo a realizar as suas pesquisas nas áreas da sociolinguística, do currículo, da didática e da literatura em língua portuguesa, pretende ser um momento de reflexão sobre o papel social assumido pela língua portuguesa em Moçambique e uma oportunidade para promover um debate amplo sobre o desenvolvimento de projetos e políticas que promovam simultaneamente o ensino do português e a cidadania dos seus falantes.

MAPUTO | UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE | 4 de MAIO

A Cátedra de Português Língua Segunda e Estrangeira e o Leitorado de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) organizam o Colóquio “Português – Uma Língua Pluricêntrica” e as Jornadas Científicas Estudantis. Estas comemorações vão decorrer no dia 4 de Maio, no anfiteatro 1502, na Faculdade de Letras e Ciências Sociais (FLCS) da UEM, em Maputo.

O programa do Dia da Língua na UEM será preenchido por um Colóquio (8:00 às 11:40) e pelas Jornadas Científicas Estudantis (13:45 às 17:00). Do Colóquio fazem parte a conferência "Variação linguística e pluricentrismo: perspetivas sociocognitiva e socioletométrica e aplicações ao português”, apresentada pelo convidado, Professor Augusto Soares da Silva, docente da Universidade Católica Portuguesa (Braga) e uma mesa redonda sobre “Variedades nacionais africanas do Português – Moçambique”, com a participação da titular da Cátedra, Professora Perpétua Gonçalves e dos investigadores da Cátedra e docentes da UEM,  Víctor Justino e Francisco Vicente.

As Jornadas Científicas Estudantis que vão decorrer no período da tarde (13:45 às 17:00) serão apresentadas pelos docentes e investigadores da Cátedra, Conceição Siopa (Leitora do Camões) e Osvaldo Faquir (UEM) e preenchidas por 18 comunicações dos estudantes das FLCS, cujos trabalhos foram selecionados por uma Comissão Científica constituída, para as Jornadas, por docentes convidados da FLCS, dos Departamentos de Línguas, Linguística e Literatura. Esta Comissão Científica terá ainda a tarefa de anunciar e premiar os três melhores trabalhos apresentados nas Jornadas.

GAZA | UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA | 4 de MAIO

No âmbito das comemorações do dia internacional da língua portuguesa, a editora Cavalo do Mar, o Centro de Língua Portuguesa - Camões em Gaza e a Delegação de Gaza da Universidade pedagógica promovem, no dia 4 de maio, a realização de um Colóquio Literário.

O panorama literário moçambicano tem vindo a ser enriquecido pelo surgimento de uma nova geração de escritores que, pela sua originalidade temática e discursiva e pela sistematicidade da sua produção literária, merece ser divulgada e estudada. O programa do Colóquio contará com a apresentação de comunicações e a realização de debates sobre a literatura em língua portuguesa que atualmente é publicada em Moçambique. Esta atividade terá como destinatários os estudantes da Delegação de Gaza da Universidade Pedagógica.

NIASSA, NAMPULA, BEIRA e QUELIMANE

UNIVERSIDADE PEDAGÓGICA | 5 de MAIO

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Língua Portuguesa e das Culturas da CPLP serão realizados, em Lichinga (Niassa), Nampula, Beira e Quelimane, os 1.os Encontros de Português – Língua de Ciência, organizados em parceria pelos Centros de Língua Portuguesa/Camões e pelos Departamentos de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes das várias delegações da Universidade Pedagógica, em articulação com a rede Camões em Moçambique, que dinamizará encontros científicos em vários pontos do país.

Estes Encontros de Português – Língua de Ciência consistirão, em Niassa, Nampula, Beira e Quelimane, na divulgação de trabalhos de investigação produzidos por docentes moçambicanos, nos últimos anos, em língua portuguesa (e.g., dissertações de mestrado, projetos de investigação, teses de doutoramento), tendo como objetivo a promoção da língua portuguesa como língua de ciência.