A Associação Literária Kulemba aproveitou o início do 2º trimestre letivo, a 24 de abril, para lançar a segunda edição do Concurso de Redação de Contos Tradicionais, que, este ano, vai envolver os alunos das 6ª e 7ª classes das escolas primárias do Distrito do Dondo, na Província de Sofala.

Segundo o regulamento do Concurso, os textos (e as respetivas ilustrações) podem ser entregues nas escolas abrangidas até ao dia 30 de junho. O apuramento dos vencedores será feito em duas fases, a nível escolar e a nível distrital, por um júri constituído por três pessoas (cujas identidades se manterão em sigilo até à data do anúncio dos resultados), e a entrega dos prémios está prevista para o dia 7 de outubro do ano em curso.

A primeira edição deste concurso, ao qual o Camões se associou desde a primeira hora através do CCP Beira, decorreu em 2016 e envolveu escolas primárias da cidade da Beira, tendo sido submetidas cerca de 3.000 redações. Destas, 28 foram selecionadas para integrar a publicação resultante do concurso, a antologia de contos À Volta da Fogueira, distribuída gratuitamente pelas escolas primárias da cidade.

Além do Camões | CCP Beira, a iniciativa conta com o apoio da Direção Provincial de Educação e Desenvolvimento Humano; dos Serviços de Educação, Juventude e Tecnologia da cidade do Dondo; do Parque Nacional da Gorongosa; do Montebelo Gorongosa Lodge & Safaris; e da TTI – Tait Transportes Ibérica Moçambique. A Associação Literária encontra-se ainda a finalizar a negociação de parcerias, nomeadamente com a Cornelder Moçambique e o FUNDAC do Ministério da Cultura e Turismo de Moçambique, que apoiaram também primeira edição.