A rede do Camões, I.P. em Moçambique convidou Alexandra Lucas Coelho, escritora e jornalista portuguesa, a partilhar a sua experiência na 30ª Edição do Curso de Literaturas em Língua Portuguesa que se realiza em Maputo entre 10 e 13 de setemro. No âmbito desta iniciativa,  Alexandra Lucas Coelho foi  convidada também a deslocar-se a Beira e a Nampula, onde se realizarão diversos encontros, nomeadamnete:

13 de Setembro

A escritora estará na Universidade Pedagógica – Delegação da Beira, às 10h20,  no contexto das Jornadas Científicas que se realizam esta semana na Universidade Pedagógica, conversando sobre os temas «Livros e Viagens» e «Romance como transgénero».

Às 14h20, no Camões – Centro Cultural Português, Pólo da Beira, a autora irá também ter uma conversa com os mais jovens, sobre os livros infantis escritos e ilustrados por si, tendo sido convidada a estar presente a Escola Portuguesa da Beira. Em 2017 Alexandra Lucas Coelho publicou o seu primeiro livro infantil, “Orlando e o Rinoceronte”, o primeiro livro da série “As Aventuras de Orlando”.

Sinopse de "Orlando e o Rinoceronte": O protagonista tem oito anos, uma carapinha ruiva e não consegue dizer os “éles”. É bom a jogar à bola mas tem medo de desenhar. Tudo começa quando recebe uma carta com um rinoceronte lá dentro. Juntos vão viajar pelo tempo e pelo espaço.

14 a 16 de Setembro

Entre os dias 14 e 16 de Setembro, a autora visitará ainda o Parque Nacional da Gorongosa, num vasto programa que inclui uma visita ao Centro de Educação Comunitária, uma visita à Escola Primária Completa de Mussinha, encontros com os gestores de Educação para Conservação e do Clube de raparigas, conversas com o Clube Ambiental de Mussinha  e com as bolseiras do Clube de raparigas, entre outras actividades.

18 de Setembro

Conversas com a jornalista e escritora Alexandra Lucas Coelho na Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula (Napipine), às 9h00 e na Universidade Politécnica –  Nampula (Natikire) às 17h00. Estas conversas estarão subordinadas aos temas «Livros e Viagens» e «Romance como Transgénero».

O Curso de Literaturas em Língua Portuguesa tem o apoio exclusivo das Listas Telefónicas de Moçambique - Páginas Amarelas. Na extensão desta actividade à Beira e a Nampula, foi possível contar ainda com o apoio do Parque Nacional da Gorongosa, do Hotel Montebelo e do Restaurante Tuga’s.

Nota biográfica:

Alexandra Lucas Coelho é escritora e jornalista. Como jornalista, trabalhou dez anos na rádio, onde foi repórter, editora e fez vários programas. Depois, vinte anos no jornal “Público”, onde foi jornalista da secção Internacional, editora de Cultura, dos suplementos literários “Leituras” e “Mil Folhas”, e Grande Repórter. Desde 1991, primeiro na rádio, depois no jornal, cobriu várias zonas de conflito, da ex-URSS à Bósnia, do Médio Oriente à Ásia Central, do México ao Brasil. Acompanhou o conflito israelo-palestiniano ao longo de 15 anos. Foi correspondente do “Público” em Jerusalém e no Rio de Janeiro. Recebeu vários prémios de jornalismo, incluindo o Grande Prémio Gazeta 2005. Desde 2017 é cronista semanal do site de notícias “Sapo24” e também da Antena 1, com crónicas todas as sextas-feiras

Em 2007 começou a publicar livros. Tem cinco volumes de viagem/reportagem/crónica: “Oriente Próximo” (2007), “Caderno Afegão” (2009), “Viva México (2010), “Tahrir” (2011), “Vai, Brasil” (2013). Com o seu primeiro romance, “E a Noite Roda” (2012) recebeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação portuguesa de Escritores (APE). O seu segundo romance, “O Meu Amante de Domingo” (2014) foi Livro do Ano — Time Out e traduzido em França, nas Éditions du Seuil. O terceiro romance, “Deus-dará” (2016), inteiramente situado no Rio de Janeiro contemporâneo, atravessa 500 anos de história colonial portuguesa, com um foco importante na escravatura. Foi finalista do Grande Prémio APE. Em 2017 publicou o seu primeiro livro infantil, que inicia uma série: “Orlando e o Rinoceronte.” No dia 18 de Setembro de 2018 sairá o seu quarto romance “A Nossa Alegria Chegou”.