A quarta edição do programa Jovens Compositores é marcado pela internacionalização e acolhimento de um participante de Moçambique; o resultado do programa será apresentado num espetáculo ao público a 10 e 11 de julho, na cidade de Lisboa.

Os Estúdios Victor Córdon (EVC) iniciam o ano de 2021 com a realização da quarta edição do programa Jovens Compositores, um dos mais importantes que produzem desde o seu início e uma das suas marcas mais fortes no domínio da música.

Luís Tinoco mantém-se como orientador de um projeto que tem por objetivo potenciar o espírito colaborativo de três jovens compositores no processo de criação musical, proporcionando-lhes experiências de trabalho em contexto profissional, que cruzam a criação musical com outras expressões artísticas.

Em 2021, os participantes são: Carlos Lopes (Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Porto), Estêvão Chissano (Projeto Xiquitsi, Maputo/Moçambique) e Inês Madeira Lopes (Escola Superior de Música, Lisboa). A presença de um compositor oriundo de um país que não Portugal representa uma das grandes novidades da atual edição, está integrada na estratégia dos EVC e resulta de uma parceria com o Camões – Centro Cultural Português de Maputo.

A outra novidade do programa neste ano de 2021 é que todo o trabalho desenvolvido pelos compositores ao longo de três semanas (janeiro, março, maio), com diferentes enfoques e cruzamentos artísticos, resultará num espetáculo no São Luiz Teatro Municipal, em julho.

Desta forma, o programa adiciona ao processo criativo e à experimentação a componente de apresentação ao público.

 

Calendarização:

Semana I - Composição e Dramaturgia (11 jan — 15 jan 2021)

Colaboração Joana Craveiro

Mostra de resultados 16 jan 2021

Participação Jovens atores (ESAD.CR) e jovens músicos (ESML)

 

Semana II  - Imagens e sons em movimento (8 mar — 12 mar 2021)

Coordenação Luís Tinoco

Mostra de resultados 13 mar 2021

Participação Jovens músicos (ESML)

 

Semana III - Compositores | Coreógrafos (24 mai – 28 mai 2021)

Colaboração Victor Hugo Pontes

Mostra de resultados 29 mai 2021

3 Jovens Coreógrafos (a anunciar)

Participação Jovens bailarinos (ESD) e jovens músicos (ESML)

 

Espetáculo

Dramaturgia e Direção Joana Craveiro

Desenho de luz João Cachulo

Estreia 10 e 11 jul 2021, São Luiz Teatro Municipal, Lisboa

Biografias

Carlos Lopes

Natural de Guimarães, iniciou os seus estudos musicais aos 6 anos. Em 2017, licenciou-se em Piano na ESMAE, com o professor Constantin Sandu. Em 2020, terminou a Licenciatura em Composição na mesma instituição, sob orientação de Pedro Santos, Dimitrios Andrikopoulos e Carlos Azevedo. Obteve o 2º Prémio no 11º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim em 2018. Foi selecionado para participar no workshop ENOA – “Composing for Voices”, onde foi orientado por Luís Tinoco. Em 2019, no âmbito deste workshop, foi estreada a sua obra 5 Variações do Desassossego. Em 2019, foi estreada no IV Encontro Internacional de Piano Contemporâneo a obra [1n^s], para piano, toy piano e eletrónica. Em 2020, a sua obra Clepsydra foi encomendada pelo Prémio Jovens Músicos (Antena 2/RTP). Durante o ano de 2021, será Jovem Compositor Residente na Casa da Música.

 

Estevão Chissano

Nasceu em 1994 na província de Gaza, a Sul de Moçambique. É estudante de Geologia na Universidade Eduardo Mondlane e de Música no Xiquitsi (http://xiquitsi.org.mz/), um projeto sem fins-lucrativos, de inserção social, através do ensino coletivo de música, fundado pela oboísta moçambicana Eldevina Materula, atual Ministra da Cultura e Turismo de Moçambique. Começou a estudar composição no mesmo projeto em 2015, sob orientação de Daniel Moreira (PT) e de Filipe Fernades (PT), desde 2018. No início de 2020 recebeu uma Bolsa do Programa PROCULTURA para participar numa Residência Artística na ESML, onde teve aulas com Carlos Marecos, Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Carlos Caires, Jaime Reis e Roberto Pérez. As suas obras, tanto originais assim como arranjos, têm feito parte do programa da Temporada de Música Clássica em Maputo (Moçambique) e já foram tocadas em Japão, Reino Unido e Brasil.

 

Inês Madeira Lopes

Nascida em Setúbal, em 1999, iniciou o seu percurso musical no Conservatório Regional de Setúbal. Encontra-se a terminar a licenciatura em Composição na ESML, com Carlos Caires, tendo estudado também com João Madureira, António Pinho Vargas e Luís Tinoco. Participou em masterclasses e conferências com Kaija Saariaho, Thomas Adès, Jaime Reis, John Chowning, Mario Mary, entre outros. Criou Jano com a bailarina Michele Luceac para o projeto de investigação "Música para espaço específico. Compôs Primeira sensação de um lugar para guitarra solo, encomenda do Festival de Música de Setúbal, para a inauguração da exposição "Lanzarote, a janela de Saramago" de João Francisco Vilhena. Escreveu a peça Reminiscências, para a 34ª edição do Prémio Jovens Músicos. Compôs música, em parceria com a compositora Sara Marita, para o projeto "Vozes abafadas e instrumentos distantes", encomendada para a Festa dos Anos de Álvaro de Campos.

 

Sobre os Estúdios Victor Córdon

Iniciada em setembro de 2017, a programação dos Estúdios Victor Córdon (EVC), centro criativo pertencente ao OPART, tem vindo a afirmar-se como um espaço ímpar, de apoio à comunidade artística independente na Dança, Música e outras áreas de cruzamento artístico.

No primeiro ciclo de três anos, apoiou jovens criadores e intérpretes; criadores e intérpretes consagrados; programadores e diretores de equipamentos culturais; festivais de dança, música e vídeo; estudantes nas áreas da dança e da música a nível secundário e superior; professores e escolas de dança de todo o país; entre outros.

A temporada 2020/21, marca o início de um novo ciclo que consolida este percurso, mas que ao mesmo tempo, abre novos roteiros que darão pleno sentido à sua existência, nomeadamente através de programas que aproximem diferentes culturas e geografias. Será uma temporada marcada por apoio concreto a artistas independentes, oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, diálogo e circulação de artistas nacionais e internacionais, cruzamentos de culturas e da afirmação de um pensamento.

Fotografia © Funcho (João Costa)