Inaugura no dia 17 de Maio, às 18h00, no Camões – Centro Cultural Português, Pólo da Beira, sob curadoria do Arquitecto David Melar Cuartero, esta mostra de trabalhos realizados pelos estudantes dos jovens cursos de Arquitectura da Universidade Católica de Moçambique e da Universidade Zambeze que ficará patente até dia 29 de Junho e representa uma proposta de construir um tempo futuro para a cidade da Beira. Nesta exposição apresentam-se alguns dos projectos desenvolvidos pelos alunos de 2.º e 3.º anos no decurso dos anos 2016 e 2017 para espaços criados a pensar na cidade da Beira, como a Galeria de Arte nas Palmeiras, a Escola de Música no Maquinino, a Cidade Desportiva no Estoril, a Remodelação da Praça 3 de Fevereiro, a Casa para um Artista, o Reordenamento do Bairro de Chipangara, a representação gráfica do Património da Beira, etc..

Os cursos de Arquitectura na Beira são muito recentes: o da Universidade Zambeze arrancou em 2015 e o da Universidade Católica de Moçambique em 2016. Nesta exposição apresentar-se-ão, por meio de painéis e maquetes, projectos de arquitectura desenvolvidos por estudantes no âmbito das cadeiras de Projecto. Procuramos também divulgar os resultados do trabalho dos estudantes de arquitectura das duas universidades na Beira e proporcionar a partilha de experiências e de projetos entre estudantes de ambas as instituições. Pretende-se igualmente valorizar o Património local e promover uma ampla reflexão, com a comunidade cultural da Beira, sobre o trabalho do arquiteto e a sua relação com a cidade.

A cidade da Beira, magnífico laboratório da arquitectura do século XX, merece um futuro verdadeiramente arquitectónico que venha das gerações que estão na sala de aulas, e da sensibilidade dos futuros clientes que possibilitem e permitam uma arquitectura não despachada. A presente exposição de trabalhos é uma tentativa de construir esse tempo futuro.

Esta exposição obteve ainda o apoio da CELTA Construções e da Papelaria Silva e Rodrigues.

Nota biográfica:

DAVID MELAR CUARTERO, nascido em Toledo (Espanha), é Mestre pela Escuela de Arquitectura de Madrid. A sua atividade profissional reparte-se entre arquiteto e professor de universidade, lecionando as disciplinas de História da Arte, História da Arquitectura e vários níveis de Projectos de Arquitectura. Tem trabalhado em Espanha, no Reino Unido e em Moçambique, e colaborado em projectos com outros países como o Chile ou o Panamá. A literatura é outra das suas paixões, tendo publicado um livro de poemas e participado em várias antologias.

10 de Maio, às 18h00