Na quinta-feira, dia 29 de Março de 2018, às 18h, inaugura-se no Camões - Centro Cultural Português - Pólo na Beira a exposição «Rostos», que surge no seguimento da Oficina de formação em Artes Visuais realizada aqui entre os dias 20 e 24 de março de 2017, sob curadoria do artista moçambicano Ulisses Oviedo.

Esta oficina surgiu na sequência de várias solicitações de jovens artistas beirenses para expor os seus trabalhos na Galeria do Centro Cultural Português da Beira, com o intuito de lhes proporcionar simultaneamente uma oportunidade de formação e de participação ativa na construção de um projeto expositivo coletivo, sob a coordenação de um conceituado artista com vasta experiência em curadoria e na formação e captação de jovens talentos.

A Exposição «Rostos» estará patente neste Centro Cultural Português da Beira até 27 de Abril de 2018 e apresenta o trabalho destes jovens artistas da cidade, com percursos formativos e expositivos diversificados, abrangendo vários domínios das artes visuais, do desenho à pintura. Esta iniciativa conta com o apoio da Mezimbite Forest.

Notas Biográficas:

Hotélio Ernesto Alberto nasceu na cidade da Beira em 1993.

Formou-se em Educação Visual pela Universidade Pedagógica – Pólo da Beira, tendo sido o primeiro classificado do seu curso, em 2014, no âmbito das jornadas científicas.

Participou em algumas exposições colectivas em Portugal como o IX Festival Nacional da Cultura (2016) e a Bienal de Jovens Criadores da CPLP (2017).

Desde 2014 que é docente da disciplina de desenho na Escola Secundária Samora Moisés Machel, na cidade da Beira.

Rosário Filipe António nasceu na cidade da Beira, em 1995. Participou da exposição «Revela-te», organizada pela Universidade do Zambeze, na Beira, entre os anos 2015 e 2016. Frequenta actualmente o quarto ano de Arquitectura na Universidade do Zambeze e tem trabalhado nas áreas da ilustração, desenho e artes plásticas.

Ulisses Oviedo nasceu em 1952, Cuba. Começou os seus primeiros estudos artísticos em 1964 na Escola-Atelier LEOPOLDO ROMANACH em Santa Clara, Cuba.

Em 1967, prossegue a sua formação artística a nível médio na Escola Nacional de Arte em Havana, graduando-se em 1972. A sua carreira artística inicia-se neste ano e mais tarde ingressa no Instituto Superior de Arte em Havana, licenciando-se em Pintura em 1983.

Foi professor de Desenho e Pintura na Escola Nacional de Belas Artes «San Alejandro» em Havana. Torna-se membro da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC) em 1985.

Chega a Moçambique em 1990 para leccionar na Escola Nacional de Artes Visuais em Maputo. Mais tarde, passa a leccionar Educação Visual e Tecnológica na Escola Portuguesa de Maputo.

É membro activo da Associação para o desenvolvimento cultural KULUNGWANA e faz parte da comissão artística da mesma. Tem realizado a curadoria de varias exposições individuais e colectivas de vários artistas dentro dessa instituição.

Foi docente e regente da área de Desenho na Faculdade de Artes no Instituto Superior de Artes e Cultura (ISARC) em Maputo.