A iniciativa "Festa do Livro da Amadora", organizada pelo Câmara Municipal da Amadora  e pela The Book Company (Portugal), promove conversas com escritores  de Língua Portuguesa que são divulgadas em direto (streaming), a partir da página do facebook do Camões - Centro Cultural Português em Maputo.

A 1ª conversa  tem lugar dia 10 de setembro, com José Eduardo Agualusa e Yara Monteiro.

José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, em dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro, Berlim — e, atualmente, divide o seu tempo entre Lisboa e a Ilha de Moçambique. É romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros; O Vendedor de Passados ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2004, e Teoria Geral do Esquecimento foi finalista do Man Booker International, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award (antigo Impac Dublin). Toda a sua obra literária está publicada na Quetzal.

Yara Monteiro nasceu em Angola, na província do Huambo em 1979. Tem as suas raízes familiares no Planalto Central de Angola e no Norte de Portugal. Com dois anos de idade, vem com a mãe e a família materna para Portugal e cresce na Margem Sul. É na adolescência, que estimulada pela sua professora de Português, começa ativamente a escrever. Tem uma licenciatura em Recursos Humanos e trabalhou na área quinze anos. Em 2015, enquanto vive no Brasil, inicia a sua busca de conexão interior e em 2016 embarca numa viagem xamânica na Amazónia que transmuta a sua vida. Faz um auto-eject e abandona por completo o mundo empresarial. É casada, vive no Alentejo, dedica-se à escrita e às artes plásticas. Já viveu em Luanda, Londres, Copenhaga, Rio de Janeiro e Atenas. Pratica yoga e meditação.

22h30