O Festival Fado está já presente em 14 grandes cidades internacionais, na Europa, África, América Latina e Ásia, sendo que terá a estreia absoluta em Maputo em formato digital.

No dia 10 de outubro às 20h30, hora local em Maputo, será transmitido novamente da Casa Museu Amália Rodrigues, em Lisboa, a atuação das 3 artistas Sara Correia, Cuca Roseta e Fábia Rebordão, uma conferência e a apresentação de um filme que foi transmitido pela primeira vez, através do facebook, no dia 6 de outubro na América Latina, na Argentina, Brasil, Equador, México e Peru.

A transmissão será realizada no seguinte canal:

Moçambique, Maputo pelas 20h30 horas no Camões - Centro Cultural Português em Maputo

- https://www.facebook.com/camoesmaputo

Não perca esta última oportunidade de assistir a esta grande programação diretamente da Casa Museu Amália Rodrigues, no âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Amália Rodrigues.

Sara Correia

“Fadista inteira” é como Sara Correia define Amália Rodrigues. Referência maior, Amália inspirou a jovem fadista no caminho que traçou até hoje, em todas as suas vertentes. É na entrega de Amália, no carisma, na interpretação única que se revê e fez do seu reportório um compêndio nos primeiros anos da sua carreira. Quem a vê atuar ao vivo, cedo percebe essa inspiração, porque Sara respira fado desde o momento em que pisa o palco.

É com esta entrega que se propõe, neste espetáculo, a fazer Amália Rodrigues voltar aos palcos. Fazer, através de si, que volte a encantar plateias de todo o mundo. Fazer, através de si, regressar à essência do que sempre fez desde muito nova, voltar à raiz.

Fábia Rebordão

É, unanimemente, considerada uma das vozes de referência do novo fado.

Prima de Amália Rodrigues, Fábia começa a cantar regularmente em casas de fados. A partir de então, muitos consideram que a cantora “tem a mesma mágoa na voz que Amália”.

Apresenta-se agora ao público com uma imagem e energia renovadas no ano de de lançamento do seu terceiro álbum de originais.

No novo espetáculo de Fábia Rebordão, serão abordados alguns dos temas do novo álbum e fados emblemáticos de Amália Rodrigues. Em ano de comemoração do centenário da morte de Amália, seria incontornável a presença de um momento de tributo à maior voz de sempre do fado.

Cuca Roseta

É uma das vozes mais aclamadas e aplaudidas do Fado. A sua voz e o seu enorme talento têm conquistado muitas das mais importantes plateias mundiais.

Depois de cinco discos editados, entre os quais se destacam a assinatura de produção de Gustavo Santaolalla ou Nelson Motta, Cuca Roseta edita agora um disco e um espetáculo inteiramente dedicado a Amália Rodrigues.

Mais do que uma homenagem de Cuca Roseta à maior voz do fado, trata-se sobretudo de um agradecimento pessoal a uma mulher e a uma obra que, desde o primeiro momento, se tornaram um alicerce fundamental para o seu crescimento artístico enquanto fadista.