O Centro de Formação Profissional da Rádio Moçambique, em parceria com o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, realiza de 20 de fevereiro a 31 de Maio de 2018, uma formação para jornalistas, produtores de programas e locutores.

A formação será dinamizada por Conceição Siopa e José António Marques, leitores do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, e pela jornalista da Rádio Televisão Portuguesa, Teresa Nicolau. Trata-se de uma formação constituída por 8 sessões quinzenais, com 2 horas de duração cada, e conta, nesta primeira edição, com a participação de 22 formandos.

O conteúdo do curso prevê 4 oficinas dedicadas à língua portuguesa, e 1 oficina técnica dirigida especificamente a jornalistas.

O programa da formação inicia com uma oficina de léxico, a qual prevê o alargamento e preparação do vocabulário relacionado com a abordagem de temas culturais, temáticos e infantis, através de exercícios práticos de consciencialização das propriedades formais, sintáticas e semânticas das palavras a utilizar num determinado contexto. Serão dadas noções e exemplos de rigor, clareza e simplicidade. Na oficina de sintaxe, os formandos irão trabalhar na construção frásica, concordâncias (verbal e nominal) e seleção categorial (uso das preposições) na oralidade, analisadas e trabalhadas através de simulações de intervenções radiofónicas. A área da oralidade será trabalhada através de uma análise e treino da colocação da voz, da dicção e da entoação na leitura (notícias) e na apresentação (programas e entrevistas), através de simulações de intervenções radiofónicas dos formandos. No final da formação, será feita uma apresentação de trabalhos dos formandos (blocos noticiosos e apresentação de programas) para o desenvolvimento da oficina de prática integrada.

A oficina de jornalismo, dinamizada pela jornalista portuguesa Teresa Nicolau, irá realizar-se no dia 21 de março e incidirá em questões como planificação, elaboração de programas informativos, condução de uma entrevista e moderação de debates e edição de jornais.

Haverá, no segundo semestre de 2018, uma 2ª edição desta formação, que permitirá a mais 23 formandos participarem também deste programa que visa enriquecer o percurso e qualidade dos profissionais da área da comunicação.

Esta iniciativa conta com o apoio da RTP, Rádio e Televisão de Portugal.