Entre os dias 18 de Maio – Dia Internacional dos Museus – e 18 de Agosto de 2019, estará patente, no Museu Nacional de Etnologia, em Nampula, a exposição Futuros Presidentes de Moçambique, numa organização conjunta da ONGD Helpo, do Museu Nacional de Etnologia, da Universidade Lúrio e do Camões, I.P.
Esta exposição integra um conjunto de vinte fotografias de Luís Mileu e de histórias da autoria de Ricardo Henriques. O fotógrafo e o escritor estiveram nas Províncias de Nampula e de Cabo Delgado, durante duas semanas, a convite da Helpo, para captarem a realidade em que vivem muitas crianças moçambicanas. Desse trabalho resultaram vinte histórias de crianças vulneráveis, que espelham também uma imagem das comunidades rurais em que estão inseridas, acompanhadas das fotografias que lhes dão rosto. A mensagem inequívoca inerente a esta exposição é a de que através da educação qualquer criança pode ter um futuro promissor, pode aspirar a ser tudo o que quiser, inclusive Presidente da República. A educação é, neste sentido, tomada como um instrumento transformador da vida de milhões de crianças e alerta-se para a importância das crianças terem direito a sonhar e a serem simplesmente crianças.
O projeto foi produzido pela agência de criatividade Big Fish e contou com os seguintes apoios: Camões, I.P., Millennium Bim, Galp. Este projeto de Luís Mileu e de Ricardo Henriques esteve já patente em Lisboa, Portugal, na Assembleia da República, na Ribeira das Naus, no Mercado de Santa Clara e no Clube de Criativos; em Maputo, Moçambique, no Camões - Centro Cultural Português; durante este ano e o próximo estará patente em outras cidades portuguesas e moçambicanas (e.g., Ilha de Moçambique em Agosto).
A inauguração da exposição terá lugar no dia 18 de Maio, Dia Internacional dos Museus, às 10h00, no Museu Nacional de Etnologia, em Nampula. Contamos com a sua presença!!!
Sobre a ONGD HELPO:
Presente em Portugal, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau, a Associação Helpo tem como objetivo prestar apoio às populações mais vulneráveis de países com baixo índice de desenvolvimento humano. Nos Países em Vias de Desenvolvimento trabalha junto das instituições locais para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente das áreas ligadas à infância, educação e saúde materno-infantil e nutricional, sectores chave da sua intervenção. A Helpo chega a mais de 19 mil crianças em situação vulnerável.
Em Moçambique, desde 2008 que a Helpo está no norte do país, onde intervém diretamente em comunidades rurais desfavorecidas em Cabo Delgado e em Nampula, trabalhando para a promoção do desenvolvimento através da educação e da nutrição.