O Camões | Centro Cultural Português – Pólo na Beira acolhe, de 16 de agosto a 15 de setembro, a exposição O meu lixo o meu talento, da AMOR – Associação Moçambicana de Reciclagem. Trata‑se do resultado de um curso de técnicas de arte de reciclagem que foi implementado durante quatro meses, envolvendo trinta alunos de dez escolas secundárias da cidade da Beira, nomeadamente: Mateus Sansão Mutemba, Samora Machel, Marocanhe, Ponta-Gêa, Estoril, Manga, 25 de Setembro, Muchatazina, Matadouro e Nhangau. A inauguração da exposição está agendada para as 15h30 do dia 16 de agosto.

Durante o curso, os alunos aprenderam técnicas de reciclagem transformando resíduos sólidos como papelão, papel, serradura e garrafas, em objetos de usos e adorno, sob a orientação do artista plástico beirense Beto Jonasse. A exposição marca o fim da formação, com uma amostra de vários objetos produzidos pelos alunos, como forma de divulgar a arte de reciclagem e alertar a sociedade para o tratamento de resíduos sólidos.

Este projeto expositivo resulta de uma parceria entre a AMOR, o Conselho Municipal da Beira, o Centro Cultural Português - Pólo na Beira e a Casa Provincial de Cultura, contando com o financiamento da União Europeia, através do programa de Apoio aos Atores Não Estatais (PAANE).