A exposição Instruindo, Unindo foi inaugurada por ocasião da visita de Sua Excelência o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, a Moçambique, no dia 5 de Maio de 2016.

Organizada e produzida pela Embaixada de Portugal, a exposição Instruindo, Unindo apresentou um conjunto de seis fotografias da atualidade e dezoito recolhidas junto do Centro de Documentação e Formação Fotográfica. As fotografias foram acompanhadas de textos de contextualização da autoria da Embaixada de Portugal e do Professor Francisco Noa.

A exposição dedica-se aos últimos 40 anos da educação em Moçambique, começando nos anos imediatamente após a independência, em que a Educação se tornou numa das prioridades do país. Entre 1975 e 1980, o número de alunos matriculados cresceu numa média anual de 24% no ensino primário e secundário, e a educação dos adultos foi também outro dos pilares centrais do Sistema Nacional de Educação, dados que são percetíveis nos registos fotográficos de Instruindo, Unindo.

Depois de apresentada no CCP — Maputo no mês de Maio, a mostra seguiu para o Pólo da Beira, onde foi inaugurada no dia 12 de Julho e esteve patente até ao dia 29 de Julho.