No âmbito do 10º Festival da Mafalala, que se realiza de 3 a a 12 de novembro com a organização da Associação IVERCA, decorre nos dias 7 e 8 de novembro o Seminário "Património e Subúrbio", na Sala Nobre do Conselho Municipal da Cidade de Maputo. O programa do Seminário integra uma apresentação do investigador  Nuno Gonçalves intitulada Uma história urbana e sociocultural do Bairro da Mafalala, que terá lugar no dia 8 de novembro, pelas 14h30.

A génese e evolução urbana da Mafalala assemelha-se à de outros bairros suburbanos da capital de Moçambique. As grandes diferenças residem não só na heterogeneidade sociocultural dos seus habitantes e na forma espontânea como criaram, moldaram e adaptaram o espaço urbano ao seu quotidiano e à interação deste com a cidade colonial, como também na relação geográfica e laboral do bairro com esta ultima. Estes fatores vão gerar sinapses socioculturais e urbanas que potenciaram a criação de ambientes culturais únicos de onde emergiram grandes vultos do panorama artístico, desportivo e político do País.

Nuno Simão Gonçalves é Doutorando (nunogoncalves@ces.uc.pt ) do programa de doutoramento Patrimónios de Influencia Portuguesa (www.patrimonios.pt), do Centro de Estudos Sociais e do Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, em cotutela com a Faculdade de Arquitetura da Universidade Eduardo Mondlane. Participa neste seminário com o apoio do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.

14h30