No dia 19 de setembro, às 18h00, terá lugar, no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo, o lançamento do livro Língua e Literacia(s) no Século XXI: Textos Selecionados das 9.as Jornadas da Língua Portuguesa, apresentado pelo Professor Catedrático Carlos Ceia, académico e investigador da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

O lançamento tem o apoio da Plural Editores, subsidiária da Porto Editora em Moçambique, chancela sob a qual a obra é publicada. O livro reúne um conjunto de 13 artigos científicos da autoria de professores-investigadores de universidades moçambicanas e portuguesas, que apresentaram as suas comunicações e conferências nas 9.as Jornadas da Língua Portuguesa, realizadas em 2017, na Universidade Eduardo Mondlane. Esta obra está disponível para compra na Wook (www.wook.pt) em formato e-book.

Organizada pela rede de Leitores do Camões em Moçambique – Conceição Siopa, José Salvador Marques, Ana Catarina Monteiro e Paulo Serra – esta obra tem como objetivos a divulgação do conhecimento que se vem produzindo na área temática da língua portuguesa e do desenvolvimento da(s) literacia(s), assim como a promoção de uma reflexão em torno dos contributos que a universidade pode dar para a formação da futura geração. A primeira parte deste livro inclui 5 artigos que abordam a temática do diálogo intercultural, dos contextos multilingues e multiculturais, assim como as particularidades do Português de Moçambique. Seguem-se 4 artigos que abordam a temática do ensino da língua portuguesa em contexto moçambicano, centrando-se na aplicação da pedagogia do género textual ao ensino e desenvolvimento das literacias em língua portuguesa, em Moçambique. Na terceira e última parte desta publicação incluem-se 3 artigos da área da crítica literária, versando obras da literatura em língua portuguesa sobre Ungulani Ba Ka Khosa, Aldino Muianga e Agostinho Neto.

A obra Língua e Literacia(s) no Século XXI: Textos Selecionados das 9.as Jornadas da Língua Portuguesa contou com o apoio de uma Comissão Científica constituída por Carlos A. M. Gouveia (Universidade de Lisboa), Daniel Basílio (CIDTFF - Universidade de Aveiro), Fátima Oliveira (Universidade do Porto), Fernando Albuquerque Costa (Universidade de Lisboa - Instituto de Educação), Perpétua Gonçalves (Universidade Eduardo Mondlane), Sílvia Melo-Pfeifer (Universidade de Hamburgo) e Teresa Manjate (Universidade Eduardo Mondlane).

18h00