No dia 21 de junho, segunda feira, às 17h30, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo o lançamento de dois livros de Hélder Muteia: “Como a história nos fez pátria e nação” e “Passo a Passo”, com a chancela da Alcance Editores. A apresentação dos dois livros ficará a cabo do jornalista António Barros.

Segundo a editora “Como a história nos fez pátria e nação” «vale pela coragem de desbravar terrenos desconhecidos e abrir novos horizontes. Do primeiro ao último tema, sente-se o pulsar do país, sua história, suas aspirações, seus desafios, suas querelas e incertezas. É como se o país se pusesse sistematicamente ao espelho para se observar, e ao mesmo tempo tivesse a possibilidade de se enquadrar dentro de uma perspectiva mais ampla, do ponto de vista económico, social e ambiental.»

No que diz respeito a “Passo a Passo” , «o livro sugere uma corajosa viagem analítica por diferentes realidades sócio-económicas do país. Para além de simplificar conceitos e teorias, busca maneiras criativas de interpretar as realidades adjacentes e respectivos desafios. A simplicidade da linguagem permite desdramatizar situações complexas, com vista a uma abordagem mais objectiva. A multiplicidade de factores postos em jogo permite equacionar combinações inovadoras e propostas de soluções surpreendentes.»

Entre as obras publicadas por Hélder Muteia constam: "Verdades dos Mitos", poesia (1988); "Nhambaro", contos e crónicas (1996); "Sonhos ao Avesso", poesia (2009); "Vozes de Sangue", reportagem sobre crianças afectadas pela guerra em Moçambique (1988), em parceria com Eduardo White; e "Reflexões sobre a agricultura, ambiente, desenvolvimento rural e alimentação" (2015). “O barrigudo e outros contos” (2018). Hélder Muteia prefaciou obras de vários autores Moçambicanos. Consta em várias antologias de autores de língua portuguesa. Tem obras traduzidas em inglês, francês, espanhol, italiano, russo e sueco.

17h30