No dia 29 de outubro (terça-feira), às 15h00, terá lugar no Camões-Centro Cultural Português em Maputo o lançamento solidário do livro Elefante Tendai e os primos hipopótamos, obra escrita por Eliana N’Zualo com ilustrações de Cleide Conga. A apresentação do livro será feita através do teatro de sombras, intercalada com uma sessão de narração da história desta obra. A apresentação estará a cargo do dos artistas Yuck Miranda (ator) e Mbalango (músico).

Esta sessão especial e solidária surge na sequência do lançamento do livro que ocorreu no passado mês de agosto na biblioteca do Centro Cultural Português. Nessa ocasião a autora e a editora da obra foram desafiadas pelo público a realizar uma apresentação do livro a um grupo de crianças carenciadas através de uma nova representação teatral como instrumento de estímulo à leitura. Com este desafio que o Camões – Centro Cultural Português acolhe e patrocina surgiram os primeiros livros doados e os apoios necessários para realizar este lançamento solidário que se destina a promover a leitura junto das crianças do Infantário 1° de Maio da cidade de Maputo.

O livro conta as aventuras e desventuras do elefante Tendai, que, depois de fugir de um grupo de caçadores que lhe queria retirar as presas de marfim, se perdeu do resto dos seus familiares, tendo sido acolhido por um grupo de hipopótamos.

Elefante Tendai e os primos hipopótamos inaugura a coleção “Mwana”, destinada ao público infanto-juvenil e lançada com a chancela da Fundza, editora baseada na cidade da Beira.

 

Notas biográficas:

Eliana N’Zualo é uma contadora de histórias e vive em Maputo. Trabalha atualmente como “freelancer”. Através do seu blog “Escreve Eliana, Escreve” e do “podcast” “O Nome Disso É África”, explora temas como mulher, feminismo, África, História e Política e o questionamento da vida das pessoas no âmbito da cultura pop. É feminista, amante de gatos e profundamente apaixonada pelas palavras, que sente como parte indissociável do ser humano.

Cleide Conga: nasceu a 16 de julho de 2007, na cidade da Beira, e frequenta a 7ª classe no Colégio Académico. Começou a desenhar e pintar em 2012, reproduzindo algumas personagens de filmes infantis ou bonecos animados, tais como Winx, Kilari, Barbie. Refere “gostar de desenhar retratos, desenhos realísticos, desenhos de ilustração, combinações de um tema com a natureza, pintar paisagens e fazer banda desenhada.”

15h00