A exposição Moçambique – José Cabral é uma apresentação antológica inédita do trabalho do fotógrafo moçambicano José Cabral que resulta de uma parceria entre o Camões – Centro Cultural Português em Maputo e a Associação Kulungwana. A exposição chega agora em itinerância ao Camões – Centro Cultural Português, Pólo da Beira, onde inaugura quinta-feira, dia 30 de Agosto, às 18h00 e ficará patente até dia 5 de Outubro.

Com curadoria de Filipe Branquinho e Alexandre Pomar, a exposição Moçambique – José Cabral reúne um conjunto alargado de fotografias, entre provas de autor e novas impressões, que foram apresentadas em dois espaços da cidade de Maputo: o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, de 11 de Abril a 1 de Junho, e a Galeria da Associação Kulungwana, onde a segunda parte deste projeto inaugurou no dia 26 de Abril.

A exposição é acompanhada do livro Moçambique – José Cabral, uma edição bilingue (português/inglês) da XYZ Books e da Associação Kulungwana, coordenada por Alexandre Pomar. O livro reúne mais de 100 fotografias de José Cabral e inclui textos do coordenador e de Drew Thompson (Estados Unidos da América).

Nas palavras de Alexandre Pomar, «José Cabral é o outro mestre da fotografia moçambicana, localizável entre a dinâmica coletiva interrompida e a nova geração. Um mestre original, irreverente, individualista, indisciplinado. Por vezes revoltado e irascível, o que as suas fotografias não deixam adivinhar, na serenidade dos seus itinerários e na ternura com que olha as pessoas, todas elas, nos seus inúmeros retratos. (…) Fotógrafo culto, informado pela literatura e o convívio literário, viajado, (…) Cabral tem um perfil de exceção e de rutura original e crítico.»

A exposição Moçambique – José Cabral conta com o apoio da Brand Lovers, Embaixada da Noruega, Embaixada Real da Tailândia, Fundação Calouste Gulbenkian, LOGOS, Nuno Lima, PWC e Printec.

Segunda a sexta feira, das 08h00 às 18h00