O Centro de Língua Portuguesa / Camões de Nampula e a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Rovuma têm a honra de receber o Professor Catedrático Carlos Ceia, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, que irá proferir, no dia 16 de setembro de 2019, pelas 9h00, a Palestra “Metodologias de Ensino Passivas e Imperecíveis no Ensino da Literatura”.

Esta atividade académica realizar-se-á no âmbito do programa paralelo das 10.as Jornadas da Língua Portuguesa, que irão decorrer em Maputo, nos próximos dias 19 e 20 de setembro.

Centrando-se na área da formação inicial e contínua de professores e tendo como principal objetivo promover a reflexão sobre as metodologias de ensino da literatura, é dirigida aos professores primários e do ensino secundário, assim como aos docentes universitários, aos futuros professores de língua portuguesa, estando também aberta a todos os alunos universitários da cidade de Nampula e ao público em geral que tem interesse em aprofundar conhecimentos nas áreas da didática geral e da didática da literatura.

Resumo (do autor):

Da minha experiência em desenvolvimento curricular a nível nacional e de muitos anos supervisionando programas de formação de professores em todos os níveis de educação em Portugal e noutros locais, sou forçado a concluir que a maioria dos professores não mudam ou actualizam as suas metodologias de ensino durante a maior parte das suas vidas profissionais. Estou convicto de que este é um problema maior no ensino de línguas (estrangeiras, não maternas e maternas) e que dificilmente se pode corrigir por via legal ou por reforma profunda dos modelos de formação. Testemunhei muitas reformas curriculares nos últimos trinta anos, mas nenhuma direccionada para mudanças efectivas na forma como devemos ensinar literatura. Nesta comunicação, vou tentar focar-me na necessidade de projectar uma grande reforma das metodologias de ensino, tanto nos cursos de mestrado em ensino (formação inicial de professores) como nos cursos ao longo da vida para professores em serviço. Num momento em que em Portugal se introduzem as "aprendizagens essenciais", após a consagração de um modelo curricular baseado em princípios sólidos para uma "educação literária", urge reflectir sobre a forma como se executa o processo de ensino, o que inclui desafiar a rotina de matrizes de avaliação que se apoiam em modelos que conduzem não à reflexão sobre a literatura mas à passividade eternizada de certos modelos de ensino que se apresentam como soluções infalíveis.

Nota biográfica:

O Professor Catedrático Carlos Ceia fez o seu Doutoramento na Universidade de Wales, em 1993, e a agregação na área da Teoria da Literatura na Universidade Nova de Lisboa (UNL), em 1997. Nessa universidade, foi coordenador executivo do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, coordenador dos Mestrados em Ensino e do Doutoramento em Didática das Línguas - Multilinguismo e Educação para a Cidadania Global (UNL e UAberta) e vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Atualmente é docente do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas, fundador e diretor do Instituto de Línguas (ILNOVA) e membro efetivo do Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É, ainda, coordenador do Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies (CETAPS) onde lidera a área de pesquisa em Formação de Professores e Estudos Linguísticos Aplicados.

É autor de inúmeros capítulos de livros, artigos científicos, ensaios, dicionários e diversas obras naquelas que constituem as suas áreas privilegiadas de investigação: i) teoria da literatura; ii) didática das línguas; iii) didática da literatura; iv) literatura inglesa; v) literatura portuguesa; e vi) metodologia de investigação em línguas, literaturas e culturas.

9h00