Na próxima quinta-feira, dia 12 de Abril, às 10h, realiza-se no Anfiteatro da Universidade Pedagógica – Delegação da Beira, a Palestra «Plurilinguismo, Intercompreensão e Interculturalidade: implicações educativas», ministrada por Ana Catarina Mateus Monteiro e Daniel Gomes da Silva Basílio. Sendo a palestra dirigida a professores ou futuros professores de línguas, procurar-se-á abordar as implicações e aplicações educativas de uma educação intercultural no contexto de ensino de línguas. Esta é uma iniciativa conjunta do Camões – Centro de Língua Portuguesa da Universidade Pedagógica – Delegação da Beira com o Camões – Centro de Língua Portuguesa da Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula, e o apoio da Universidade Pedagógica.

A sociedade do século XXI apresenta-se como um espaço dinâmico, muitas vezes paradoxal, marcado pela incerteza, no qual se torna fundamental desenvolver competências plurilingues e interculturais, que permitam um diálogo com o outro e com o mundo. O contexto moçambicano, marcadamente multilingue e multicultural, exige que os indivíduos sejam capazes de preservar as suas tradições culturais e, simultaneamente, se integrem num mundo globalizado, dialogando e vivendo harmoniosamente com o outro. Neste sentido, são fundamentais os conceitos que abordaremos, de forma introdutória, nesta palestra, de plurilinguismo, intercompreensão e interculturalidade.

Notas biográficas:

 

Ana Catarina Mateus Monteiro, licenciada em Línguas Estrangeiras Aplicadas na variante de Relações Empresariais pela Universidade Católica Portuguesa e em Línguas e Literaturas Modernas na variante de Português/Francês pela Universidade Nova de Lisboa, Mestre em Estudos Literários Comparados pela Universidade Nova de Lisboa, frequenta, atualmente, o Programa Doutoral em Educação na Universidade de Aveiro. Apresentou comunicações e dinamizou oficinas relativas ao novo acordo ortográfico, às práticas pedagógicas, à didática da língua portuguesa e à educação intercultural. É leitora do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua desde 2007, encontrando-se a desempenhar as funções de cooperação na Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula (Moçambique), onde leccionou e lecciona as seguintes cadeiras: Didática da Literatura, História da Literatura Portuguesa, Introdução aos Estudos Literários, Literatura Portuguesa e Brasileira, Literaturas Africanas I, Literaturas Africanas II, Teoria da Literatura, Mundo Lusófono, Orientação de Estágios/Supervisão Pedagógica e Práticas Pedagógicas.

Daniel Gomes da Silva Basílio é licenciado em Estudos Anglo-Portugueses e pós-graduado no Ensino de Português e Inglês pela Universidade Nova de Lisboa, detendo o grau de doutorado em Educação, com especialização em Didática e Desenvolvimento Curricular, pela Universidade de Aveiro. Os seus interesses investigativos centram-se na área da Educação em Línguas e Culturas Estrangeiras, mais especificamente, na articulação entre o estudo das imagens (ou representações sociais) de línguas e culturas e o desenvolvimento de uma dimensão intercultural nesta área educativa. Neste âmbito, os seus trabalhos têm-se vindo a focar na promoção do Diálogo Intercultural entre “Ocidente” e “Ocidente”, em geral, e entre as religiões Cristã e Muçulmana, em particular. Neste momento, encontra-se a desenvolver a sua atividade profissional no Norte de Moçambique como consultor na área da Educação e Formação.

10h