O Centro de Língua Portuguesa / Camões de Niassa e a Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Rovuma promovem a realização de duas palestras, subordinadas ao tema “Orientação e Avaliação de Trabalhos de Conclusão de Curso”, proferidas pela Prof.ª Doutora Ermelinda Mapasse e pelo Mestre Isidro Chongola, que irão decorrer no dia 6 de Dezembro de 2019, pelas 8 horas, no Centro de Língua Portuguesa / Camões de Niassa.
Este evento académico realizar-se-á no âmbito do Plano de Atividades dos Centros de Língua Portuguesa de Nampula e de Niassa para o corrente ano. Centrando-se na área da didática e supervisão pedagógica – especificamente no âmbito da orientação e avaliação de trabalhos de conclusão de curso, que na Universidade Rovuma podem assumir a forma de Monografia Científica, Ensaio ou Relatório – a atividade é composta por i) uma primeira parte mais teórica, relacionada quer com a estrutura e componentes do trabalho de culminação de licenciatura, quer com os itens de avaliação de um trabalho científico, nas suas várias vertentes; e ii) uma segunda parte de carácter mais reflexivo e problematizador, em que se pretende que haja uma interação entre os palestrantes e os docentes, uma identificação dos constrangimentos que têm enfrentado, assim como uma partilha de experiências e de boas práticas.

Resumo (dos autores):
O processo de elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, independentemente do grau a ser adquirido (licenciatura, mestrado, doutoramento) é uma etapa crucial na vida do estudante/pesquisador e implica sempre a interação entre dois atores principais: os professores orientadores e os estudantes orientados, sem, no entanto, excluir os professores responsáveis pela componente pedagógica do curso. Neste contexto, os professores orientadores são responsáveis por estabelecer relações singulares, interativas, associadas a várias trocas de informações com os estudantes que orientam, que resultam em TCC, neste caso específico, nas monografias, que contribuem para a elaboração e consolidação do conhecimento científico na área de estudo em que foi realizada a pesquisa científica. Na relação entre essas personagens (orientadores e estudantes orientados), muitos entraves à comunicação podem vir a ocorrer, fragilizando esse relacionamento, o que influencia de maneira negativa ou positiva o processo de elaboração e a qualidade da monografia. A falta de manuais de elaboração dos trabalhos académicos mais claros, com as funções, atividades, deveres, etapas, critérios de avaliação e condutas de orientadores e orientados leva a que os professores orientadores atuem de formas variadas, conforme o entendimento de cada um a respeito do processo de orientação. Martins (1997, p. 58) afirma que “cada orientador acaba desempenhando suas funções à sua maneira, como lhe convém, guiando-se por experiências passadas, ou por justificativas carregadas de juízos de valor”, demonstrando um despreparo desses docentes face aos trabalhos de orientação. Portanto, a qualidade na orientação da elaboração dos trabalhos académicos é um dos preceitos para o fracasso ou sucesso dos alunos nos cursos. O processo de orientação é uma atividade crucial para uma boa qualidade nos TCCs dos estudantes orientados, pois fornece meios para a interação, promove contactos, recomenda bibliografias, indica métodos e técnicas e estimula o trabalho desses estudantes, verificando o andamento e o resultado obtido em cada etapa. Assim, o presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do professor orientador no processo de elaboração e de avaliação dos TCC. Os nossos trabalhos centram-se, assim, numa reflexão sobre cada das etapas da elaboração da monografia e na discussão conjunta sobre os critérios de avaliação a serem considerados pelo júri durante a defesa.
Notas biográficas:
Ermelinda Lúcia Atanásio Mapasse é licenciada em Língua e Cultura Portuguesas, pela Universidade Clássica de Lisboa (2000), Mestre em Linguística Portuguesa, pela mesma universidade (2005) e Doutorada em Letras, na área de concentração em Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Curitiba (2015). Detém uma sólida experiência na área de Educação, com atuação em instituições de nível secundário, médio e superior (graduação e pós-graduação), em Nampula, há mais de 30 anos, como formadora e docente de língua portuguesa e outras disciplinas no Departamento de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica - Nampula. Destaca-se o seu domínio e experiência no acompanhamento/orientação e no desenvolvimento de pesquisas científicas, a sua participação como autora e co-autora de diversas conferências, palestras e comunicações, ao nível nacional e internacional, sendo autora de vários artigos científicos, membro de comissões científicas de diversos encontros científicos e revisora linguística de uma revista científica.

Isidro António Samo Chongola, licenciado em Ensino do Português (2007), Mestre em Ciência Política e Estudos Africanos (2017), trabalha como docente – leccionando as disciplinas de Linguística Geral I e II, e Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa – e investigador – no campo da didática e da sociolinguística – na Universidade Rovuma. Nesta instituição, antiga Universidade Pedagógica – Delegação de Nampula, foi Diretor do Curso de Português e é, atualmente, Chefe do Departamento de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes. Já apresentou diversas comunicações em congressos, jornadas e encontros nacionais e internacionais.

8h00