Patrimónios: Modos de Olhar é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto Patrimónios de Influência Portuguesa e resulta de uma parceria entre o Camões — Centro Cultural Português em Maputo, o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e a Faculdade de Arquitetura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, com o patrocínio do Banco Único.

Este ciclo de conferências propõe uma reflexão sobre o Património de forma integrada e abrangente, adotando uma perspetiva interdisciplinar, que integra áreas como a arquitetura, o urbanismo, a fotografia, a língua e a literatura. Os autores deste projeto defendem o uso do plural na designação “patrimónios” apontando para a multiplicidade dos olhares sobre um objeto que resulta da composição de muitos outros.

Aproveitando o encontro entre vários intervenientes no setor, são lançados, em simultâneo, três livros relacionados com o tema, nomeadamente, Patrimónios de Influência Portuguesa: modos de olhar; Papéis da Prisão: apontamentos, diário, correspondência (1962-1971), de José Luandino Vieira; e Mafalala, memória e espaços de um lugar.