O Centro Cultural Português em Maputo e os Centros de Língua Portuguesa Camões em Moçambique criam o Prémio Artístico Fernão de Magalhães para celebrar o V.º centenário da viagem de circumnavegação iniciada em 1519.
Esta viagem, que viria a ser concluída em 1522 por Juan Sebastián Elcano, é considerada, ainda hoje, a maior aventura marítima da humanidade e constituiu, na época, um enorme desafio científico e tecnológico que permitiu demonstrar a esfericidade da terra, conhecer novas rotas marítimas e pôr em contacto diferentes culturas, abrindo, deste modo, o caminho para o que hoje se define como globalização.
Este concurso está aberto à participação de jovens fotógrafos amadores moçambicanos (entre os 15 e os 30 anos), que evoquem esta epopeia comandada por Fernão de Magalhães ou aspectos científicos, culturais e económicos com ela relacionados.
Com a organização deste prémio dedicado à fotografia, pretende-se envolver a comunidade nas comemorações, fomentar o conhecimento e promover o uso desta arte como uma ferramenta capaz de incentivar uma postura reflexiva sobre a relação entre a história, a sociedade contemporânea e os desafios da atualidade.
Serão apenas consideradas as primeiras 100 fotografias, que terão de ser obrigatoriamente acompanhadas de um texto no qual o autor torne explícita a relação com a viagem de circumnavegação. As fotografias a concurso deverão ser enviadas para o endereço de e-mail que consta no regulamento do Prémio Artístico Fernão de Magalhães entre o dia 15 de janeiro de 2021 e o dia 30 de março de 2021.
O regulamento pode ser consultado aqui.