Criado em 2002, o Prémio Eloquência Camões pretende motivar os estudantes a valorizarem a oralidade em português no mercado de trabalho, em áreas tão variadas como a comunicação social, docência, relações-públicas, publicidade, teatro, cinema, entre outras.

O Prémio Eloquência Camões desenvolve-se em três fases distintas. Numa primeira fase, é realizada uma Oficina de Texto Argumentativo, dirigida a professores de Português de uma série de Escolas Secundárias convidadas. Os professores trabalham depois com os alunos na elaboração de textos argumentativos sobre um dos temas a concurso. Na fase final do Prémio Eloquência Camões, realiza-se uma Oficina de Oralidade orientada pela atriz e formadora Ana Magaia que tem como objetivo aperfeiçoar a expressão oral dos candidatos e prepará-los para a apresentação pública do texto da sua autoria sobre um dos temas propostos pelos organizadores.

Cada escola pode submeter o máximo de três textos, que serão analisados por um júri constituído pela atriz Ana Magaia, por um representante da Universidade Pedagógica e um do Camões — CCP. Os resultados são apresentados publicamente na Grande Final.

Participaram na 14ª edição do Prémio Eloquência dezassete alunos oriundos de nove escolas públicas de Maputo, nomeadamente as Escolas Secundárias Bonifácio Gruveta Massamba, Josina Machel, Laulane, Lhanguene, Malhazine, Polana, Quisse Mavota, Armando Emílio Guebuza e Francisco Manyanga.

Emelina Mavie, da Escola Secundária de Malhazine, foi a grande vencedora do Prémio Eloquência Camões 2016, com o trabalho “Cuidar do Ambiente ou Morrer no Planeta que Matamos”.  Em 2º e 3º lugar ficaram Umar Danilo Aly Teixeira e Alphia Caetano Kulinji Katambalate Phiri das Escolas Secundárias Josina Machel e Malhazine, respetivamente.

Os vencedores ganham um conjunto de livros de língua portuguesa e de literatura moçambicana, bem como um pequeno prémio pecuniário para aquisição de material escolar. As escolas concorrentes recebem bibliografia nas áreas da didática da língua e da literatura, de forma a contribuir para o apetrechamento das suas bibliotecas.

O Prémio Eloquência Camões é promovido pelo Centro Cultural Português em Maputo e tem o apoio da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica e da Plural Editores.