No âmbito da iniciativa Tertúlias Itinerantes - “IV Ciclo Fluxos de Comunicação Intercultural no espaço de Língua Portuguesa: debater o desconhecimento mútuo no contexto da era global”, a Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo acolhe no próximo dia 28 de agosto, às 18h00, uma sessão deste ciclo de conferências subordinada ao tema “Relações Interculturais e Direitos Diplomáticos”.

Esta tertúlia será dinamizada pelo académico moçambicano Geraldo Saranga que se propõe apresentar o contributo da diplomacia na promoção das relações culturais entre os Estados. O docente pretende sugerir uma abordagem bivalente ao tema proposto considerando, por um lado, as Relações Interculturais e, por outro, os Direitos Diplomáticos.

Na intervenção, Geraldo Saranga irá procurar responder às questões de saber sobre qual o papel do diplomata na promoção da cultura do seu Estado, no território do Estado acreditador, que meios o Estado acreditado deve possuir para o alcance desse objectivo e, em última analise, em que medida o seu papel pode contribuir para a promoção e desenvolvimento das relações bilaterais, muitas vezes formais, entre os Estados, em detrimento das relações entre os povos desses mesmos Estados, que são os fazedores da cultura, nos respectivos Estados e comunidades.

 

Nota Biográfica:

Geraldo Gonçalves Miguel Saranga é Licenciado em Direito pela Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, em 1996, e Mestrado em Estudos Diplomáticos pela Universidade de Westminster, Londres, em 2002. É funcionário do Estado desde Março de 1986, afecto ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC). Na carreira diplomática ocupou os cargos de Ministro-Conselheiro, Cônsul-Geral de Moçambique em Lisboa, entre 2015 e 2018, Secretário-Geral do Conselho Constitucional de Moçambique, em comissão de serviço, entre 2005 e 2011, Chefe do Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, em 2005.

Desde Março de 2019 é Director da Direcção dos Assuntos Jurídicos e Consulares no MINEC. Geraldo Saranga é, ainda, docente universitário das cadeiras de Direito Internacional Público e Ciência Política e Direito Constitucional nos cursos de Licenciatura em Direito, Administração Pública e Relações Internacionais, no Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique (ISCTEM), Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e Universidade São Tomas de Moçambique (USTM), respectivamente, e no curso de Mestrado no Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI).

18h00