No âmbito do PROCULTURA PALOP-TL, oito representantes de projetos no setor da música dos PALOP e Timor-Leste, vão participar na WOMEX - Worldwide Music Expo 2022, que acontece de 19 a 23 de outubro, na cidade de Lisboa.

Dos projetos apoiados em Moçambique, vão participar o bailarino, coreógrafo e músico moçambicano Pak Ndjamena representando o Festival Raiz, do qual é Diretor, pela Associação IVERCA e as restantes entidades parceiras do projeto; e Paola Prandini, investigadora e consultora brasileira, Diretora de Comunicação do projeto Resistência e Afirmação Cultural, representando a Associação Cultural Scala e os seus parceiros. Vai também participar Paulo Chibanga representando o parceiro Moçambicano do projeto Marimba, assim com Stewart Sukuma, embaixador do projeto, que atuará num pequeno concerto com a artista convidada Isabel Novela, cantora moçambicana com vasto percurso internacional.

Participar na WOMEX é uma oportunidade única para conhecerem produtores e artistas internacionais, agências, festivais e órgãos de comunicação, mas acima de tudo, para apresentarem os resultados e as metas dos seus projetos, assim como promoverem a riqueza musical dos seus países.

A WOMEX é o maior encontro musical internacional e culturalmente diverso do mundo e a maior conferência do cenário musical global, com feira de negócios, palestras, filmes e pequenos concertos de showcase.

Com mais de 2.600 profissionais (incluindo 260 artistas) e 90 países envolvidos, a WOMEX, é a plataforma de networking número um para a indústria da música mundial. O seu espetro musical é incomparável no mercado de showcase internacional, variando do mais tradicional ao novo underground local e global, abrangendo música popular, raízes, jazz, culturas locais e da diáspora, bem como sons urbanos e eletrónicos de todo o mundo.

O PROCULTURA PALOP-TL é uma Ação do Programa Indicativo Multianual PALOP - Timor-Leste e União Europeia, financiada pela União Europeia, cofinanciada e gerida pelo Camões, I.P. e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tem como objetivo contribuir para a criação de emprego em atividades geradoras de rendimento na economia cultural e criativa nos PALOP e em Timor-Leste.