A Residência Artística de Porto em Porto resulta de uma parceria entre o Camões — Centro Cultural Português em Maputo e a Fundação de Serralves no Porto (Portugal). Participam neste estágio/residência Rafael Mouzinho, técnico da Direção de Cultura da Universidade Eduardo Mondlane, e Dionísio Mula, técnico do Museu Nacional de Arte de Maputo.

Os principais objetivos desta residência são a familiarização e aprendizagem dos técnicos perante metodologias utilizadas durante os períodos antes, durante e após uma exposição, nomeadamente embalagem, montagem, manutenção, conservação, documentação, inventário, arquivo, armazenagem, serviço educativo, entre outras.

Pretende-se com este projeto facultar uma aprendizagem útil no quotidiano laboral de cada um dos intervenientes no seu local de trabalho, e uma contribuição de teor positivo no desenvolver de atualizados e sistematizados métodos de execução, nomeadamente na Galeria de Arte da Universidade Eduardo Mondlane e no Museu Nacional de Arte. No final da residência, cada um dos participantes apresenta um relatório escrito e fotográfico sobre a experiência vivenciada.