O Camões – Centro Cultural Português, pólo da Beira, acolhe no dia 21 de novembro, quarta-feira, às 18h00, uma sessão subordinada ao tema “Comunicação e Desenvolvimento - O papel dos média na sociedade em rede”, proferida pelo Professor Doutor Moisés de Lemos Martins (Universidade do Minho, Braga, Portugal; Diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade). Esta iniciativa ocorre em parceria com a UniZambeze e com o Professor Doutor Martins Mapera (Doutorado em Hermenêuticas Culturais e Diretor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanidades da UniZambeze).

O ponto de partida desta sessão é a caracterização do nosso tempo em aspetos essenciais: a globalização, a mobilização tecnológica, os média digitais e as redes sócio-técnicas. Intenta-se fazer uma análise das consequências para a cultura, a cidadania, a democracia e o desenvolvimento humano, de uma progressiva alteração da centralidade da palavra e do pensamento para a imagem e para o número, do logos para o pathos, das ideias para as emoções, da ideologia para a sensologia. Abordar-se-á seguidamente a questão das identidades transnacionais e transculturais, interrogando a situação dos países de língua portuguesa no contexto da “batalha das línguas”, para utilizar uma expressão do linguista moçambicano, Armando Jorge Lopes (2004). Considera-se a “circum-navegação tecnológica” (Martins, 2015, 2017, 2018), a empreender por todos os países de língua portuguesa, como um combate pela ordenação simbólica do mundo, onde se colocam os problemas de língua hegemónica e de subordinação política, científica, cultural e artística. Trata-se, pois, de uma travessia eletrónica, que passa pela utilização de sites, portais, redes sociais, repositórios e arquivos digitais, e ainda, de museus virtuais. O ponto de vista adotado é o de que uma grande língua de culturas e de pensamento, como é o caso da língua portuguesa, não pode deixar de ser, igualmente, uma grande língua de conhecimento, humano e científico, ou seja de desenvolvimento.

Nota biográfica:

Moisés de Lemos Martins é Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho. Dirige o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), que fundou em 2001. É Diretor da revista Comunicação e Sociedade, e também da Revista Lusófona de Estudos Culturais. Doutorado pela Universidade de Estrasburgo em Ciências Sociais (na especialidade de Sociologia), em 1984, tem publicado, no âmbito da Sociologia da Cultura, Semiótica Social, Sociologia da Comunicação, Comunicação Intercultural, Estudos Pós-coloniais. Dirigiu o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. Foi Presidente da Sopcom - Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação; da Lusocom - Federação das Associações Lusófonas de Ciências da Comunicação; e da Confibercom - Confederação Ibero-Americana das Associações Científicas e Académicas de Comunicação. Destacam-se as seguintes obras: A Internacionalização das Comunidades Lusófonas e Ibero-americanas de Ciências Sociais e Humanas – O Caso das Ciências da Comunicação (2017); Lusofonia e interculturalidade. Promessa e travessia (2015); Crise no Castelo da Cultura. Das Estrelas para os Ecrãs (2011); A Linguagem, a Verdade e o Poder - Ensaio de Semiótica Social (2002); Para uma Inversa Navegação - O Discurso da Identidade (1996); O Olho de Deus no Discurso Salazarista (1990).

18h00