Plataforma para 12 jovens bailarinos, vindos de instituições de ensino de dança de várias regiões de Portugal, que se reúnem nos Estúdios Victor Córdon (EVC) durante um mês, para poderem experienciar a rotina diária de um profissional, através do contacto com coreógrafos integrados no circuito internacional. 2020 marca a 3ª edição deste programa dos EVC. Para além dos inúmeros jovens bailarinos que o programa já integrou nas edições anteriores, contámos também comcoreógrafos de referência - Alexander Ekman, Douglas Lee, Filipe Portugal e Maurice Causey. Na presente edição, contaremos com peças de Marco Goecke e Iratxe Ansa|Igor Bacovich, para além da vídeo dança da autoria de João Vaz, no âmbito da parceria com o InShadow Lisbon ScreenDance Festival.

O Camões - Centro Cultural Português em Maputo apoia esta iniciativa através da transmissão do espetáculo na página de facebook com o link para o youtube.

 

| Coreógrafos |

MARCO GOECKE

IRATXE ANSA/IGOR BACOVICH

 

| Realizador |

João Vaz (vencedor do prémio Território|Estúdios Victor Córdon, categoria Melhor Realizador Nacional do InShadow Lisbon ScreenDance Festival 2019)

 

| Bailarinos |

Anastasia Russkikh, Diana Brandão, Diana Faria, Inês Costa, Isabel Rochael, Kika Sousa, Leonor Marante, Margarida Abreu, Maria Matilde Correia, Raquel Gonçalves, Sara Gomes e Tomás Pedro.

 

| Escolas participantes |

Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, Escola da Companhia de Dança do Algarve, Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, Ent’Artes – Escola de Dança, Ginasiano Escola de Dança e Sociedade Filarmónica Gualdim Pais.

 

| Espetáculo |

Teatro Camões

12 set. 2020 - 18h30 (em streaming a partir da página de facebook do Camões - CCP Maputo - 19h30 Moçambique)

13 set. 2020 - 16h

M/6

 

| Estrutura do Espetáculo (a confirmar) |

Inescapable

Coreografia: Iratxe Ansa|Igor Bacovich

Música: Wim Martens

Duração aprox. de 20 min.

Filme

Realização: João Vaz

Duração aprox. de 10 min.

Blushing

Coreografia: Marco Goecke

Música: Tom Waits; Garbage

Remontagem: Nicole Kohlmann

Duração aprox. de 20 min.

Conversa com o público

Duração aprox. de 10 min.

 

| Parceiro |

InShadow Lisbon ScreenDance Festival

 

| Biografias |

IRATXE ANSA/IGOR BACOVICH

Iratxe nasceu em San Sebastian, Espanha, onde iniciou os seus estudos no Conservatório Superior de Música, antes de se graduar na Escola John Cranko em Estugarda, na Alemanha.

Dançou no Ballet de Basel e no Ballet Gulbenkian, antes de integrar a Companhia Nacional de Danza, em Madrid, sob a direção de Nacho Duato. Posteriormente, integrou o Ballet da Ópera de Lyon e o Nederlands Dance Theatre , então dirigido por Anders Hellstrom. Trabalhou com coreógrfos como: Nacho Duato, William Forsythe, Jiri Kylian, Mats Ek, Jacopo Godani, Johan Inger, medhi Walerski, Crystal Pite, Ohad Naharin, Wayne McGregor, Alexander Ekman, entre outros. Foi distinguida com diferentes prémios em competições coreográficas como: the International Solo, Tanz Theater Festival, Certamen Coreografico de Madrid e foi premiada pela sua trajectória artística pela Associação de Profissionais da Dança (Espanha) em 2007. Desde 2009, depois de sair do Nederlands Dance Theatre, tornou-se uma artista freelance, tendo dançado, coreografado e ensinado em diversos países à volta do mundo. Igor Bacovich é um bailarino, coreógrafo e professor italiano, que estudou na Accademia Nazionale di danza”, em Itália e terminou a sua formação na CODARTS, Holanda. No mesmo país trabalhou com coreógrafos como: Bruno Listopad, Krisztina de Chatel, Nanine Linning, entre outros. De 2008 a 2014 trabalhou em áreas sociais na Holanda e Espanha. Iratxe e Igor iniciam o seu trabalho artístico em colaboração desde 2013. Desde logo, compreenderam que os seus diferentes percursos e abordagens podiam complementar as suas necessidades e visões artísticas. Desde o início da sua colaboração que trabalharam à volta do mundo em múltiplos campos como a coreografia, a dança, o ensino, a produção e a criação de trabalhos artísticos numa estreita relação com artistas visuais. A experiência que reuniram, fê-los aperfeiçoar a sua abordagem de maneira a poder adaptar-se em múltiplas situações, gerando uma linguagem universal, de forma a chegarem a uma grande variedade de culturas e públicos. Ao longo da sua colaboração, desenvolveram o seu próprio método em dança, método Metamorfósico, e são fundadores do

Metamorphosis Dance Project. Até ao momento, a dupla trabalhou em mais de 30 países e coreografou cerca de 20 peças de dança.

 

MARCO GOECKE

Marco Goecke nasceu em Wuppertal, Alemanha. Estudou dança na Heinz-Bosl-Stiftung, em Munique, assim como no Real Conservatório de Haia e trabalhou na Staatsoper im Schiller Theater em Berlim e no Teatro de Haia. Depois de coreografar trabalhos em Haia e para o Stuttgart Ballet’s Noverre-Society, Marco Goecke criou bailados para o New York City Ballet (Mopey, 2004) e Stuttgart Ballet (Sweet Sweet Sweet, 2005). Em 2005, tornou-se o coreógrafo residente do Stuttgart Ballet. A sua interpretação de bailados clásssicos como: O Quebra-Nozes, 2006, foi bastante aclamada tal como a peça Alben (2008), Fancy Goods (2009), Orlando (2010), in sensu (2011), Black Breath (2012), Dancer in the Dark (2012) and On Velvet (2013). Criou também para outras companhias como: Hamburg Ballet, Leipziger Ballett, Nederlands Dans Theater, Norwegian National Ballet, Pacific Northwest Ballet, Les Ballets de Monte-Carlo, The Berlin State Ballet, Sao Paulo Companhia de Dança e Ballet Zurich. Depois de ter trabalhado como coreógrafo residente no Scapino Ballet, em Roterdão, ao longo de cerca de sete anos, Marco Goecke aceitou a posição de coreógrafo no Nederlands Dans Theater em 2013.

 

JOÃO AFONSO VAZ

Os primeiros passos são dados num curso da NYFA e, posteriormente, no curso de Cinema da Universidade Lusófona. A sua ligação ao audiovisual foi-se desenvolvendo através do seu trabalho como Op. Cam e Diretor de Fotografia em séries, curtas metragens e documentários. Fundou os Maus Da Fita, que pretende ser um ponto de confluência entre criadores e artistas para a produção de conteúdos audiovisuais.

 

NICOLE KOHLMANN

Nicole Kohlmann nasceu em Frankfurt (Main), Alemanha. Realizou a sua formação como bailarina no College of Music and Performing Arts, em Frankfurt, na Heinz-Bosl-Foundation, em Munique e na Academy of Dance, em Mannheim, onde também se formou como pedagoga de dança. A sua carreira de 20 anos como bailarina levou-a ao Staatsoper Unter den Linden Berlin, ao Deutsche Oper Berlin, ao Saarland State Theatre, Saarbrücken, the Company Introdans, Arnhem (NL) e o Scapino Ballet Rotterdam (NL). Durante este tempo, ela esteve envolvida em várias criações, onde trabalhou com os coreógrafos M. Bejart, E. Wubbe, G. Reischl, H. Vierthaler, Y. Uotinen, M. Donlon e M. Goecke. Paralelamente, esteve envolvida como bailarina, atriz e coreógrafa em várias produções cinematográficas. No seguimento da sua carreira, completou (a. b. t.) o Bacharelato em Theater Studies and Art History, na Free University (FU), em Berlin, onde está, neste momento, a realizar o Mestrado em Dance Science, e participou num programa de formação em produção e gestão de artistas, na Tanzbüro / Berlin. Desde 2012, Nicole trabalha como ensaiadora responsável, assistente coreográfica e dramaturga para produções de dança. O seu principal foco é remontagem das  peças de Marco Goecke, que assume com grande paixão e sensibilidade pela estética efinesse artística do seu trabalho.

12 setembro (19h30 Moçambique)