A Kulungwana apresenta entre 9 e 12 de maio a 2ª série de Concertos de 2018, ano em que o projecto Xiquitsi completa 5 anos.

Esta série será dedicada ao Maestro Venezuelano José António Abreu e contará com a participação dos músicos portugueses Pedro Muñoz e Luis Magalhães .

No dia 9 de maio, às 19h30, haverá o habitual concerto de gala (por convite) no Salão Nobre do Conselho Municipal de Maputo.  As "Noites Clássicas"  que ocuparão os dias seguintes da 2ª série da Temporada de 2018, terão lugar no Teatro Avenida, às 19h30.

Notas Biográficas de Luis Magalhães  e Pedro Muñoz:

Luís Magalhães, pianista, tem recebido elogios da crítica quer como solista quer como músico de câmara. Nascido em Portugal e residindo actualmente em Stellenbosch, África do Sul, a sua carreira como pianista exibe o cosmopolitismo típico de um músico bem sucedido do século XXI. Luís Magalhães tem atuado com frequência por toda a Europa com compromissos recentes na Alemanha, Áustria, Reino Unido, no seu país natal Portugal, Suíça, Espanha, França e Itália. Além da Europa, tem atuado em palcos do Brasil, África do Sul, China, Japão, Zimbábwé, Moçambique e, em numerosas ocasiões nos Estados Unidos. Luís Magalhães gravou quatro CDs e conquistou vários prémios. Como promotor da música clássica na África do Sul, Luís Magalhães é co-fundador do Stellenbosch International Chamber Music Festival, o qual se tornou desde 2004 o principal festival de música clássica em África.

Pedro Saglimbeni Muñoz, natural da Venezuela que se nacionalizou Português, violetista que realizou os seus estudos de música no Sistema das Orquestras Juvenis do seu país de origem, continuando mais tarde na Alemanha e na Polónia na European Mozart Academy. Realizou cursos de viola com Nobuko Imai, Sergue Collot e Gerard Caussé, com quem atuou como solista. Foi solista com as orquestras sinfónicas mais importantes do seu país, assim como com a Orquestra Sinfónica de Colômbia, Orquestra Nacional do Panamá, a Orquestra Filarmónica Rodhanien da França, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto e Orquestra Gulbenkian. Participou em Recitais na Argentina, Chile e Costa Rica e na Europa na Itália, Espanha, Polónia, Hungria, República Checa, Bélgica, Alemanha, Noruega e Inglaterra. Foi primeiro viola solista da Orquestra Sinfónica de Lara (Venezuela), e foi seleccionado para primeiro-viola da Real Filarmonía de Galícia. Participou em festivais nos Estados Unidos com a Pan American Festival Orchestra e em Puerto Rico com a Orquestra do Festival Musical das Américas. Desde  1996 reside em Portugal onde foi viola solista da Orquestra do Norte. Ganhou em 1999 o primeiro prémio do Concurso Júlio Cardona na Covilhã e gravou dois CD com Duos para violino e viola de Mozart, Martinú e Villa-Lobos. Realizou em Lisboa a integral das Sonatas para viola e piano de Brahms e Hindemith e integrou diversos quartetos e ensembles de música de câmara. Foi convidado para viola solista da Orquestra Gulbenkian durante a temporada 2005-2006, e para diversos concertos da Orquestra Nacional do Porto. Recebeu o Título de Especialista em Música do Instituto Politécnico de Lisboa e no ano 2013 e 2014 foi tutor do Estágio Gulbenkian para Orquestra e Professor do 4º Curso para Cordas de Steinen (Alemanha). Atualmente é o primeiro viola solista da Orquestra Sinfónica Portuguesa no Teatro Nacional de São Carlos e lecciona aulas na Escola Superior de Música de Lisboa. Desde 2013 faz parte da Camerata Atlântica.

Para mais informação:http://xiquitsi.org.mz/

19h30