O Centro de Língua Portuguesa de Maputo (CLP/Camões, IP. Maputo) foi inaugurado em 18 de setembro de 1999 com o objetivo de apoiar, na área do ensino e aprendizagem da língua portuguesa, os estudantes e professores dos ensinos secundário e superior das cidades de Maputo e Matola. Devido à sua instalação no Edifício-Sede da Universidade Pedagógica de Maputo, os estudantes e docentes dos cursos da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes (FCLCA) são os principais benificiários dos serviços e apoio fornecidos pelo CLP/Camões, IP. Maputo, abrangendo um universo de cerca de 3.030 estudantes (450 das licenciaturas em Ensino de Português com habilitações em Francês/Inglês/Línguas Bantu e em Ensino de Francês/Inglês com habilitações em Português; 80 dos cursos de Mestrado e Doutoramento ministrados na FCLCA; e 2.500 da unidade curricular de Técnicas de Expressão em Língua Portuguesa, comum a todos os outros cursos de graduação da Universidade Pedagógica de Maputo).

Entre os projetos e cursos da FCLCA a que o CLP/Camões, IP. Maputo dá apoio, destaca-se o Mestrado em Interpretação de Conferência (MICUP) que, no ano letivo de 2016, iniciou a sua 3ª edição. Este curso de Mestrado tem contado, desde a 1ª edição, em 2010, com o apoio do Camões, I.P. O MICUP oferece aos seus mestrandos uma formação teórica e prática de elevada qualidade, o que lhe que tem permitido obter o reconhecimento de organizações nacionais e internacionais como a União Europeia que, através do Pan-African Masters Consortium in Interpretation and Translation (PAMCIT), se veio juntar à Universidade Pedagógica de Maputo e ao Camões, IP., no apoio à formação de intérpretes de conferência no continente africano. As duas primeiras edições permitiram a formação de 16 intérpretes, a maioria em português como língua A e inglês ou francês como língua B ou C.

Em termos de recursos humanos, o CLP/Camões, IP. Maputo conta com a coordenação do Leitor e com a colaboração de dois funcionários do quadro de pessoal da Universidade Pedagógica de Maputo. Conta, ainda, com o apoio de 4 estudantes, que auxiliam o atendimento ao público e a realização das atividades científicas, pedagógicas e culturais do seu plano de atividades, ao abrigo do programa de formação do Camões, IP. Bolsas Fernão Mendes Pinto.

Centro de Língua Portuguesa de Maputo
jsalvadormarques@camoes.mne.pt