O livro O Modelo Editorial do Jornal Impresso em Moçambique: uma abordagem baseada no Design Gráfico dos diários NOTÍCIAS e O PAÍS, de Sérgio Jeremias Langa, será lançado no dia 30 de Agosto, às 17h00, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo. A apresentação estará a cargo dos filósofos Severino Ngoenha e Dionísio Bahúle e pela professora Doutora Leonilda Sanveca, jornalista e diretora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Arte da Universidade Pedagógica.

O Modelo Editorial do Jornal Impresso em Moçambique: uma abordagem baseada no Design Gráfico dos diários NOTÍCIAS e O PAÍS é uma obra de natureza académica com a chancela da Editora EDUCAR (editora universitária), com Nota Prévia e Prefácio da autoria de Severino Ngoenha e Dionísio Bahúle.

Tal como sucedeu com o USA TODAY que, ao ter constatado a queda de leitores do jornal, se adequou a uma nova modalidade de mercado privilegiando fotografias a cores, matérias curtas e inclusão de gráficos explicativos, pressupor-se-ia que os jornais moçambicanos passariam, também, a adoptar um modelo adequado aos seus leitores. O livro O Modelo Editorial do Jornal Impresso em Moçambique: uma abordagem baseada no Design Gráfico dos diários NOTÍCIAS e O PAÍS busca discutir as implicações de um jornal que chega ao leitor moçambicano sem que este tenha sido auscultado sobre um modelo adequado às suas características. A análise dos jornais NOTÍCIAS e O PAÍS é feita na perspetiva de identificar um modelo editorial gráfico com uma composição visual que responde às principais características e tipologia de leitores em Moçambique.

O lançamento do livro terá como mestre de cerimónias Hermínia Machel, pivô do telejornal e jornalista sénior da Televisão de Moçambique e contará ainda com a participação da cantora Xixel Langa.

17h00