No dia 20 de Fevereiro, às 18h00, inaugurou-se a exposição A Maior Flor do Mundo, no Camões – Centro Cultural Português, pólo da Beira, com ilustrações de André Letria dedicadas ao conto infantil de José Saramago (1922-2010).
Depois de ter estado patente no Camões – Centro Cultural Português em Maputo, entre 26 de Outubro e 29 de Novembro de 2017, onde a exposição foi apresentada pela primeira vez em Moçambique, A Maior Flor do Mundo chega agora à Beira e contou com a presença do artista.
No âmbito do programa paralelo ao período da exposição, o artista convidado dinamizou atividades educativas junto dos alunos da Escola Portuguesa da Beira. Foram realizadas oficinas na terça-feira, dia 20, às 14h, com alunos de 5.º e 6.º ano (12 alunos), na quarta-feira, dia 21 às 09h, com alunos do 4º ano (23 alunos) e às 14h com os alunos do 7º ano (14 alunos).
A oficina pedagógica «A maior ideia do mundo», com duração aproximada de 2 horas, estimulava as crianças a imaginar e criar uma invenção que resolvesse alguns dos problemas ou desafios do mundo. O autor entabulava uma conversa de apresentação, promovia uma discussão da história e passava depois à apresentação do desafio prático. Distribuídos os materiais, os alunos procediam à construção de objetos e, por fim, faziam a apresentação dos trabalhos realizados. O entusiasmo e criatividade dos alunos foi notório, tendo realizado diversos trabalhos com recurso a materiais recicláveis.
Foram disponibilizados antecipadamente exemplares da obra aos professores das turmas para que o conto fosse lido em aula.
As Oficinas Pedagógicas realizadas contaram com o apoio da Fundação José Saramago.