O cluster EUNIC Moçambique é constituído pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo, British Council, Embaixada de Espanha/AECID, Centro Cultural Franco-Moçambicano e Centro Cultural Moçambique – Alemanha e elegeu “Cultura digital: desafios e perspetivas” como tema central da sua atuação ao longo dos próximos três anos em Moçambique.

No próximo dia 16 de abril, a partir das 8h30, terá lugar no Camões – Centro Cultural Português em Maputo o primeiro seminário deste programa, realizado em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane.

Neste primeiro seminário, é dado particular destaque à arte contemporânea nas suas múltiplas relações com o digital. Assim, na primeira intervenção do dia, Helena Barranha (Universidade de Lisboa, Portugal) irá falar sobre o “Digital ou digitalizado? Duas perspetivas sobre os museus de arte na Internet”. Segue-se a intervenção de Renée Mussai (Autograph ABP, Reino Unido) que partilhará com o público a experiência e resultados do projeto “O Capítulo Omisso // Crónicas Negras: ‘Dar vida ao passado para imaginar o futuro’”.

Às 11h30, com a moderação de Eduardo Lichuge (ECA-UEM) terá início um painel dedicado à cultura digital em Moçambique, com Élia Gemuce (Arted’Gema), que abordará o digital e os novos públicos, Alírio Rungo (ECA-UEM) falará sobre a digitalização do Património Musical Moçambique e Delfina Lázaro que tratará dos serviços de referência virtual nas bibliotecas.

Durante a tarde decorrerão dois workshops em simultâneo – “Como seguir o rasto de uma obra de arte, na internet?” e O Capítulo Omisso // Crónicas Negras: ‘Dar vida ao passado para imaginar o futuro’ – cujas conclusões serão apresentadas no final do dia 16 de abril.

8h30 - 13h00