Por ocasião do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, no dia 23 de abril, às 18h00, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo acolhe a iniciativa “Karingana wa karingana: à volta da fogueira ou do telemóvel? Ler e contar estórias na era do smartphone”.
A proliferação de tecnologia móvel e de baixo custo gera a emergência de uma geração que lê em dispositivos móveis e consome literatura digital, em formatos que fazem nascer conceitos novos na produção literária como romances seriados, disponíveis por capítulo e microficção numa tentativa de cativar novos leitores e aumentar os níveis de leitura.
Nas palavras da organizadora da sessão, Sandra Tamele, “os novos modelos de leitura tiveram um enorme sucesso na Ásia, que agora reverbera nos países anglo-saxónicos com o aparecimento de apps como a radish, movellas, hooked e shorti que oferecem aos leitores a conveniência das estórias na ponta dos dedos, acessíveis de qualquer lugar, a qualquer momento, em formato de mensagens SMS. Como pode Moçambique, país onde a tradição oral ainda prevalece, acompanhar estes desenvolvimentos?” Celso Muianga, Paulo Guerreiro, Tavares Cebola e irão debater este tema numa mesa redonda moderada por Sandra Tamele.
No âmbito desta celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, serão partilhadas de sugestões literárias oriundas de Angola, Brasil, Espanha, França, Itália, Moçambique, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suíça.
A celebração do Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor será acompanhada por intérpretes de língua de sinais.
Esta iniciativa conta com a colaboração das Embaixadas de Angola, Brasil, Espanha, França, Itália, Portugal, Reino Unido, Rússia e Suíça.
Fotografia: © worldreader.org.
18h00