Durante a Feira do Livro de Maputo, no Jardim Tunduro, realiza-se uma "mesa redonda" sobre o tema Benefícios e entraves de nos lermos uns aos outros: a circulação da literatura na CPLP, com a participação dos escritores David Machado (Portugal), Ungulani Ba Ka Khosa (Moçambique) e Sérgio Rodrigues (Brasil), e a moderação de Eduardo Quive (Moçambique). Esta iniciativa é promovida pelo Camões — Centro Cultural Português em Maputo em parceria com o Centro Cultural Brasil Moçambique e o Município de Maputo.
Durante esta conversa informal entre quatro escritores foi unânime o interesse em melhorar a partilha entre a Literatura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa no sentido de prolongar a herança cultural dos países integrados e estabelecer uma ligação e rede de interação entre os mesmos.
A Feira do Livro, promovida e organizada pelo Conselho Municipal de Maputo, pretende promover a leitura e o diálogo entre escritores e leitores, democratizar o acesso ao livro e incentivar o gosto pela leitura, como fonte de conhecimento, prazer e cidadania. Pretende ainda debater a literatura moçambicana e internacional e criar oportunidades para os novos escritores moçambicanos, estimulando a autoria, a criação literária, a leitura, a escrita e a expressão oral.