A 16ª Edição do Ciclo de Cinema Europeu, iniciativa organizada pela Delegação da União Europeia em Moçambique, decorre em Maputo, seguindo para a Beira e para Quelimane.

O Ciclo de Cinema Europeu é o resultado da colaboração entre várias Embaixadas e Institutos Culturais de países europeus e da Delegação da União Europeia em Moçambique.

O Camões – Centro Cultual Português em Maputo tem vindo a apoiar e a colaborar nesta iniciativa. Na edição de 2017, Portugal participa em Maputo e Beira com o filme: “A mãe é que sabe”, do realizador Nuno rocha e com a produção da Ukbar Filmes e em Quelimane com o documentário “José e Pilar”, de Miguel Gonçalves Mendes.

Maria João Abreu, Margarida Carpinteiro, Dalila Carmo e Filipe Vargas protagonizam esta comédia. Produzido pela Ukbar Filmes e distribuído pela Cinemundo, com o apoio do ICA à finalização, RTP, MINI e Câmara Municipal de Lisboa, foi levado ao ecrã pelo realizador Nuno Rocha e pelo argumentista já acarinhado pelo público - Roberto Pereira (Bem-Vindos a Beirais e Os Contemporâneos).

“José e Pilar” é um retrato surpreendente de um autor durante o seu processo de criação e da relação de um casal empenhado em mudar o mundo – ou, pelo menos, em torná-lo melhor. “José e Pilar” revela um Saramago desconhecido, desfaz ideias feitas e prova que génio e simplicidade são compatíveis. José Saramago e Pilar del Rio protagonizam este documentário.

 

Para mais informação: https://www.ciclocinemaeuropeu.com/