O livro de poesia DESdENHOS, de Hélder Faife, é lançado no Camões – Centro Cultural Português, em Maputo. O livro é apresentado pelo escritor Mia Couto, numa sessão que conta ainda com uma leitura encenada e participação de Rogério Manjate.
DESdENHOS ou Temas Infantis Para Adultos é a quinta obra publicada pela Cavalo do Mar, na coleção Filhos do Vento, e é também a quinta obra de Hélder Faife. Através dos rabiscos dos filhos, o autor traduz-nos as inquietações do universo infantil com poemas inspirados em garatujas, com o desdém que os males do mundo adulto suscitam. Num texto leve e aguçado procura, com poesia, “desenhar os delicados mapas de sonhos, indispensáveis a este mundo de que padecemos habitar”, explica o autor.
Nas palavras de Mia Couto, que apresenta o livro DESdENHOS no seu lançamento, “A poesia eterniza a infância. O Livro de Faife é prova disso.”
Nota Biográfica:
Hélder Faife (Maputo, 1974) é escritor, artista plástico e criativo de publicidade. Estudou Arquitetura e Planeamento Físico na Universidade Eduardo Mondlane. É membro efetivo da Associação dos Escritores Moçambicanos e do Núcleo de Arte. Colabora com diversos jornais e revistas.
Publicou conto, poesia e literatura infanto-juvenil, designadamente Contos de Fuga (Contos, 2010) e Poemas em Sacos Vazios que Ficam de Pé (Poesia, 2010); Pandza (Crónicas, 2013) e Armadilhas da Floresta (Infanto-Juvenil, 2014).
Obteve vários prémios e menções honrosas, entre as quais se destacam, na poesia, o Prémio Literário TDM (Poesia, 2010) e Menção Honrosa Prémio FUNDAC Rui de Noronha (Poesia, 2008).