Lançamento online do livro "Entre Margens: Diálogo intercultural e outros textos", de Sara Jona Laisse, com chancela da Gala Gala Edições. A apresentação do livro será realizada por Cristiano Matsinhe, docente e investigador da Universidade Eduardo Mondlane, com moderação de Eduardo Quive.
O livro "Entre Margens", com prefácio de Vanessa Riambau Pinheiro, é composto por um conjunto de textos publicados entre 2019 e 2020 no jornal Sete Margens (7M) e outros materiais escritos e divulgados em diferentes acervos, nomeadamente na newsletter da Associação "Ser Mais Valia", nos jornais O País e Notícias e no blog "Humanasrede.com".
«As crónicas de Sara Jona Laisse, que desde 2019 o 7Margens vem publicando, devolvem-me as riquezas que encontrei há doze anos em Moçambique, quando estive no país em reportagem, na região de Pemba, hoje de novo tão martirizada: o povo que se mantém firme, as tradições ricas e por vezes divertidas, a vontade de fazer melhor - e, também, os desafios de vencer atavismos e obstáculos. E fazem, a todos os que as lemos, entender que a diferença do(s) outro(s) é uma riqueza e deveria ser fonte de alegria para todos. Quem ler estes textos terá, por isso, muito a (re)descobrir.» António Marujo, editor do 7Margens
Biografia de Sara Jona Laisse:
Sara Jona Laisse é doutorada em Literaturas e Culturas em Língua Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa; docente de Cultura Moçambicana e Métodos de Pesquisa na Universidade Politécnica. É autora do livro "Entre o Índico e o Atlântico: ensaios sobre literatura e outros textos (2013). Publicou textos nos seguintes livros: "A Língua Portuguesa na Índia e em Outras Terras"(2018); "Reinventar os discursos e os palcos: o rap, entre saberes locais e olhares globais" (2019); "Língua Portuguesa: lusofonia(s), língua(s) e cultura(s)" (2020); e "Percurso pelas áfricas: a literatura de Moçambique" (2020). Publicou manuais de ensino, artigos em jornais e revistas nacionais estrangeiras. Colabora no jornal digital 7Margens, na rubrica "Entre Margens". É co-autora dos seguintes livros: "Cultura e Identidade Organizacional: um diferencial para a competitividade das empresas moçambicanas" (2008); "Seis reflexões sobre o cânone literário moçambicano" (2019); Dicionário Português - Bitanga - Português, com compêndio gramatical" (2007). É investigadora associada nos seguintes centros de pesquisa: Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa (CHAM), Centro de Estudos sobre África e Desenvolvimento do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (CEsA/CSG/ISEG - ULisboa) e Grupo de pesquisa MOZA (Moçambique e Africanidades), credenciado pela Universidade Federal de Paraíba (UFPB, Brasil). É consultora em avaliação de qualidade de ensino, em Moçambique. Dinamiza, há quatro anos, um evento denominado "Tertúlias Itinerantes", no qual académicos de diferentes áreas científicas e de várias universidades, no espaço da língua portuguesa, discutem o tema "interculturalidade". Há 20 anos que mantém um outro programa de incentivo ao gosto pela literatura designado "Tertúlias de Sábado". Foi editora do programa radiofónico "Lavradores da palavra" e dos programas televisivos "A Letra" e "Letra Viva".
18h00