
Por ocasião da Celebração do Mês da Mulher e do Dia da Mulher Moçambicana o Camões-Centro Cultural Português em Maputo e o Centro Cultural Scala apresentam o projecto “De Mulher Para Mulher”, uma homenagem à mulher moçambicana.
No âmbito do projecto “De Mulher Para Mulher”, o Camões-Centro Cultural Português em Maputo e o Centro Cultural Scala juntam-se para prestar uma emocionante e particular homenagem às mulheres moçambicanas. O projecto está disponível através das redes sociais de cada um dos centros culturais - Facebook e Instagram -, transmite de forma poética a força e o papel fundamental da mulher moçambicana na construção de uma sociedade mais justa, consciente, livre de discriminação e de injustiças. Neste mês em que se assinala o mês da Mulher quisemos, juntos, igualmente, celebrar os desafios, alegrias, e as emoções de muitas mulheres Moçambicanas que diariamente desempenham os seus vários papéis: mãe, esposa e trabalhadoras.
A curadoria conjunta deste projecto centrou a sua escolha em 10 poemas essenciais de autoras renomadas como Glória de Sant’Anna, Noémia de Sousa, Paulina Chiziane, Ana Mafalda Leite, Lica Sebastião, Sónia Sultuane, Melita Matsinhe, Hirondina Joshua, Deusa d’África e Énia Lipanga que emprestaram as suas palavras a outras mulheres moçambicanas escolhidas para declamar e participar nesta inédita iniciativa que junta mulheres com diferentes perfis e grandes nomes da literatura. Todas as obras integram o acervo da Biblioteca do Camões – Centro Cultural Português em Maputo.
Vamos ter oportunidade de sentir a arte de declamar através de mulheres como Uterlinda José Chambal, que desempenha a função de caixa num posto de abastecimento de combustíveis, Djamila Andrade, uma engenheira de telecomunicações, Nurquia Ibraimo, técnica de manutenção de edifícios, Carlota Macucule, vendedora de refrescos e de pequenos-almoços, Henriqueta Mundlovo, enfermeira, Dionísia José Malate, polícia de segurança pública, Yuna Tsucana, caixa num restaurante, Lídia Ngovene, vendedora de frutas e castanhas e Maria José Friães, administrativa numa ONG.
Assista “De Mulher Para Mulher” a partir de 3 de Abril no Facebook do Camões (@camoesmaputo) e do Scala (@cinemascala) e também através da plataforma digital Instagram das duas instituições.
Este projecto do Camões – Centro Cultural Português em Maputo e da Associação Cultural Scala teve a Direção Artística de João Pignatelli e Chimène Costa, a Realização e edição dos vídeos de Jared Nota, a Produção de Marieta Manjate e contou com a inestimável colaboração de Matteo Angius, Ruca Pires, Isabel Guambe e Mariana Camarate.