A Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa e o Camões – Centro Cultural em Maputo associam-se, pelo segundo ano consecutivo, às comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como o dia 5 de maio, através da edição do livro infantil “Contar histórias com a avó ao colo”.
Este projeto, assente na originalidade do título, remete para ditados e expressões populares, mas também para uma certa ancestralidade, para o saber passado de geração em geração. Oferece uma imagem maternal e feminina (já que todos os textos são escritos por mulheres) e a fixação no tempo de um saber que constitui a identidade cultural dos vários povos e nações de Língua Portuguesa.
O intuito principal é, por isso, a promoção e a valorização da Língua Portuguesa no espaço, por excelência, que integra o berço das várias culturas, tradições e linguagens que constituem a identidade desta língua para memória futura. Mas, o trabalho foi igualmente idealizado para fazer nascer e/ou estreitar pontes entre autores (escritores e ilustradores) dos vários países de Língua Portuguesa, de forma a criar uma rede de relações (inter)pessoais que possa ajudar na circulação e difusão de livros entre países de língua comum, mas de contextos muito distintos.
“Contar histórias com a avó ao colo” é um projeto literário coletivo, com a participação de autoras dos diversos países lusófonos como é o caso de Angola (Maria Celestina Fernandes), Brasil (Mariana Ianelli), Cabo Verde (Natacha Magalhães), Guiné-Bissau (Kátia Casimiro), Moçambique (Angelina Neves), Portugal (Lurdes Breda), São Tomé e Príncipe (Olinda Beja) e Timor Leste (Céu Lopes). A ilustração e o design editorial são da autoria da Tânia Clímaco e a coordenação editorial é da responsabilidade da Teresa Noronha.
De salientar que este projeto, além da edição do livro em suporte de papel, estará igualmente disponível em suporte digital, formato de e-book, para descarregamento gratuito no site do Camões em Maputo, podendo assim estar disponível para leitura em qualquer parte do mundo e não apenas nos países de língua oficial portuguesa.
“Contar histórias com a avó ao colo” contou ainda com um patrocínio da Rede de Bibliotecas Escolares, no que se refere à distribuição dos livros nas várias escolas portuguesas.