“tectonik: Tombwa” é um espetáculo multimédia que consiste na apresentação de composições recentes para Acrux e Toha com projeção de imagens realizadas no âmbito do projeto ”tectonik:TOMBWA – geografias em colisão” que Victor Gama desenvolve no deserto do Namibe no sudoeste angolano há mais de dez anos.


“tectonik: Tombwa” teve uma das suas apresentações mais mediáticas no Carnegie Hall em Nova Iorque a 12 de março de 2010 a convite de David Harrigton do Kronos Quartet. As apresentações mais recentes ocorreram em 2019 na África do Sul na Chimurenga Factory, em Cape Town, e no Rhodes Box Theater em Grahamstown.
Neste espetáculo Victor Gama desenvolve uma paleta sonora construída a partir de elementos percussivos e arpejos de cordas que fecham um círculo entre a música de gamelão indonésio e compositores contemporâneos como Francis Bebey, Steve Reich ou Erik Satie.
Tocando os instrumentos acústicos que constrói, os Pangeia Instrumentos, nome do álbum produzido por Aphex Twin e que o levou a apresentar-se em palcos de todo o mundo, Gama explora as fronteiras entre elementos folk tradicionais, eletrónica e música improvisada.

Sobre os instrumentos:
O Acrux – um instrumento contemporâneo
O Acrux inspirou-se na constelação do Cruzeiro do Sul, visível apenas no céu noturno do hemisfério sul.
Cada componente deste instrumento está associado a um aspeto particular dessa constelação. A transparência do universo que nos permite olhar para as estrelas, motivou o uso de vidro para o seu tampo acústico.
A caixa de ressonância hemisférica representa o hemisfério sul. O instrumento está em constante desenvolvimento desde a sua criação, utilizando tecnologias de modelação 3D e fabricação digital. Como um instrumento “nascido digitalmente”, a sua entidade física tem também uma dupla entidade digital, um “instrumento virtual” e uma “biblioteca digital”. Depois de várias versões e muitas etapas de desenvolvimento, a sua mais recente versão resultou de uma residência artística no CCRMA da Universidade de Stanford em 2015.

A origem da Toha
Toha foi criada através de uma associação mitológica com os ninhos de pássaros tecelões sociáveis que habitam as regiões desérticas entre o Cunene, o deserto do Namibe e deserto do Kalahari. Os tecelões dessas regiões constroem ninhos coletivos que atingem grandes proporções e fixam-se a troncos de árvores ou postes telefónicos ou de eletricidade.
A Toha possui dois ressoadores e um sistema de 44 cordas.

Victor Gama (Angola)
Victor Gama nasceu em Angola e vive atualmente entre Luanda, Bruxelas e Lisboa. O seu trabalho de composição musical intersecta áreas tão diversas como música, imagem, gravação de campo, instalação áudio e vídeo e desenho de instrumentos musicais contemporâneos. Gama tem vindo, ao longo dos anos, a atrair encomendas por parte de alguns dos ensembles e instituições de prestígio mundial como a Chicago Symphony Orchestra, a Kronos Performing Arts Association, o National Museums of Scotland, o Tenement Museum de Nova Iorque, a Prince Claus Fonds, o Amsterdam Fonds for the Arts, a Royal Opera House de Londres ou o Kennedy Center em Washington DC. Formado em Egenharia de Electrónica e com um mestrado em Organologia e Tecnologia da Música pela faculdade Sir John Cass of Art, Architecture and Design da Universidade Metropolitana de Londres, foi recentemente artista convidado no Center for Computer Research in Music and Acustics da Universidade de Stanford na Califórnia e no MIT Center for Arts Science and Technology. Compôs para o Kronos Quartet a peça Rio Cunene, estreada por aquele quarteto no Carnegie Hall em Nova Iorque com estreia europeia no Centro Cultural de Belém. A peça multimedia Vela 6911, estreou no Harris Theater de Chicago em março de 2012 sob encomenda da Orquestra Sinfónica de Chicago e MusicNOW e o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian que a apresentou em 2013. Vela 6911 foi apresentada recentemente no Dinkelspiel Auditorium em Stanford e na Hous der Kultur der Welt em Berlim. A sua ópera multimedia 3 mil RIOS estreou em 2016 no Grande Auditório Gulbenkian sob encomenda daquela Fundação. Em 2017 apresentou a peça Aisa Tanaf: the Book of Winds no Kennedy Center com músicos da National Symphony Orchestra dirigida por Edwin Outwater. As suas peças são quase sempre acompanhadas por um trabalho de vídeo experimental com um carácter sócio ambiental.

Esta iniciativa insere-se no programa do Festival Maputo Fast Forward 2021 que conta com o patrocínio do Camões - Centro Cultural Português em Maputo.

18h00