É apresentado quarta-feira, 17 de novembro de 2021, pelas 17h30, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo, o livro “o abismo aos pés”, uma coletânea de entrevistas a vinte e cinco escritores, poetas, professores de literaturas e ensaístas de países de língua portuguesa sobre a “iminência do fim do mundo” em 2020, num dos mais dramáticos momentos da pandemia da Covid-19.
As entrevistas foram feitas pelos jornalistas culturais moçambicanos Elton Pila e Eduardo Quive, entre março e outubro de 2020, e publicadas na revista de artes e letras, LITERATAS.
A edição, que já está disponível ao público, foi patrocinada pelo Camões – Centro Cultural Português em Maputo.
A apresentação do livro será em jeito de uma conversa entre os dois jornalistas, com a moderação da escritora Virgília Ferrão, numa sessão em que alguns escritores entrevistados vão intervir.
Fazem parte do livro Bruno Gaudêncio Ronaldo Cagiano, Eltânea André, Sérgio Tavares, Jéferson Tenório, (Brasil), Mia Couto, Lucílio Manjate, Francisco Guita Jr., Celso C. Cossa, Hirondina Joshua, Pedro Pereira Lopes, M.P Bonde, Bento Baloi, Sara Jona, Amosse Mucavele, Japone Arijuane, Mauro Brito, Léo Cote, Mário Forjaz Secca, (Moçambique), Valter Hugo Mãe, Patrícia Reis, Samuel F. Pimenta, Ana Mafalda Leite, Valério Romão, (Portugal) e Goretti Pina (São Tomé e Príncipe).
Os vinte e cinco autores responderam a questões existenciais, que muito revelam não só o estado de espírito individual, mas dos lugares em que se encontravam enquanto viviam o momento em que as notícias de mortes diárias pela Covid-19, os isolamentos e distanciamentos, enfim, os desafetos, o medo, entre outras crises, traçavam um cenário apocalíptico na humanidade.
17h30