O Encontros com Arte é uma iniciativa do Centro Cultural Português da Beira (CCPB) que decorrerá regularmente até ao fim de 2022. Com a principal finalidade de promover encontros entre a comunidade beirense e artistas de várias áreas, tanto locais, como nacionais e internacionais, objetiva-se a troca de conhecimentos, de experiências e de trabalhos artísticos. Várias áreas da cultura terão espaço nestes encontros, desde a música, o teatro, as artes plásticas, entre outras. Pretende-se chamar todos os artistas da cidade ao CCPB para que partilhem, dialoguem e, acima de tudo, (re)criem a Arte.

O 5º Encontro com Arte tem como convidado António Duarte Mil-Homens.

Atualmente a residir em Macau, António Duarte Mil-Homens nasceu em Lisboa a 9 de outubro de 1949. Essencialmente autodidata, começou a fotografar em 1974. Frequentou o Curso Profissional de Fotografia da Associação Portuguesa de Arte Fotográfica, bem como vários workshops de Fotografia Digital. Em 1984, tornou-se fotógrafo publicitário, trabalhando para agências e empresas das mais variadas áreas, como alimentar, cosmética, têxtil, automóvel, telecomunicações, vidro e cristal, bem como para departamentos oficiais, fotografando em estúdios, instalações industriais ou ao ar livre, reportagem, fotografia aérea, científica. De junho de 1987 a janeiro de 2005 foi também fotógrafo do Instituto Superior de Estudos Agronómicos, em Lisboa, produzindo em Fotografia e Vídeo milhares de imagens de apoio ao ensino e investigação, teses e comunicações, defendidas e apresentadas em Portugal e no estrangeiro.

O seu currículo inclui 22 exposições individuais de fotografia, tendo também participado em 30 exposições coletivas de fotografia e arte. Premiado em vários concursos, fez também parte do Júri de outros. Organizou e lecionou, desde 1989, 52 Cursos de Fotografia, bem como Workshops. O seu trabalho foi publicado em dezenas de livros.

A escrita, essencialmente Poesia, é outra área que ganha expressão na sua atividade criativa. Publicou, até à data, “Vida ou Morte de uma Esperança Anunciada”, Macau 2010 – Edição de autor; “Universália”, 2019 – Temas Originais, Coimbra; “Poemografia de Macau”, 2019 (português, chinês e inglês) – Instituto Cultural de Macau. Os seus poemas fazem também parte de “Pearl River”, 2020, Macau – Ipsis Verbis. É mencionado no “Delta Literário de Macau”, de José Carlos Seabra Pereira.

Em 2020, iniciou também a carreira na área da pintura, tendo apresentado a sua primeira exposição, “MONOCHROME”, na Galeria da Fundação Oriental em Macau.

17h30