O Movimento Literário Juvenil (MOLIJU) é uma associação que, na sua maioria, congrega jovens escritores e estudantes do bairro de Hulene e dos bairros vizinhos. O MOLIJU foi fundado a 15 de Abril de 2005. Estes jovens realizam atividades em diversas escolas secundárias da cidade de Maputo, tais como: concursos literários, saraus culturais, nos quais promovem Feira do livro.
O MOLIJU visa divulgar a literatura, seus autores, incentivar os jovens a cultivar o gosto pela leitura, acompanhá-los e lançar novos valores da literatura moçambicana.
Sob a chancela da Tipografia e Editora Prelo Clássico, Lda., uma empresa que opera na área gráfica e vocacionada a conceção e impressão gráfica, cujas atividades estão viradas para a produção de folhetos, revistas e livros, o MOLIJU já publicou vários livros, como por exemplo: a Antologia Poética “Sonhos, Caminhos e Lutas”, 2015, que integra 23 poetas entre os quais Matos Matosse, autor do livro “A Sombra dos Sonhos”.
“A Sombra dos Sonhos” é o livro de estreia do professor Salomão Vicente Matosse, que o assina sob o pseudónimo de Matos Matosse, e é lançado no dia 8 de Junho, às 17h30, no Camões - Centro Cultural Português em Maputo, contribuindo, deste modo, para a consolidação da Coleção “Xikalavitu” – anónimo, já na sua segunda edição.
Matos Matosse começa a escrever, em 1986. Tem poemas e contos publicados no semanário Domingo, entre 1990 e 1994 e, em 2006, publica ensaios literários no jornal O Paίs, do grupo SOICO, para além de outras publicações.
“A Sombra dos Sonhos” é uma obra poética com 138 páginas. Esta obra está dividida em oito partes, versando sobre o amor, intervenção social, a morte, reflexão metafísica e a temática sobre a axiologia. Apesar dos textos terem sido escritos no entre 1986 e 2009, a abordagem temática revela-se atual. Matos preocupa-se com a deterioração de valores morais, no respeito pelo outro e pela dignidade humana.